Câmara é uma das instituições a assinar tratado que prevê medidas para diminuir mortes no trânsito
A Câmara foi uma das instituições que assinou o Tratado de Segurança Viário que prevê medidas que contribuam para a diminuição de mortes no trânsito na cidade de Hortolândia. O Tratado foi assinado durante a abertura do I Seminário de Segurança Viária, realizado no plenário da Câmara Municipal de Hortolândia.
O tratado cria o Grupo de Segurança Viária de Hortolândia, que seguirá diretrizes da ONU (Organização das Nações Unidas), para reduzir as taxas de mortalidade e lesões causadas por acidentes de trânsito, através da realização de ações de fiscalização, educação, saúde, infraestrutura, gestão, recursos e segurança veicular a curto, médio e longo prazos, de acordo com a Prefeitura de Hortolândia.
Todas as ações realizadas dentro do tratado seguirão as diretrizes da “Década de Ação Pela Segurança Viária 2011-2020”, elaborado pela Comissão Global para Segurança no Trânsito da ONU, e do Plano Nacional de Redução de Acidentes Viários para a Década de 2011-2020, elaborado pelo Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito do Ministério das Cidades. Em Hortolândia, as diretrizes também estão alinhadas com o Programa Viva Mais, que engloba ações em conjunto de todas as secretarias, para a melhora da qualidade de vida dos hortolandenses.
O vereador e vice-presidente, Ceará do Horto, assinou o tratado em nome do Poder Legislativo, e comentou a importância da medida. “Hortolândia cresceu muito nos últimos anos e com isso o número de veículos também cresceu. A falta de atenção, alta velocidade e imprudências causam muitos acidentes com vítimas fatais. Por isso, esse tratado, assinado aqui, vai modificar as ações, vamos todos trabalhar em conjunto, para que eduquemos nossos cidadãos e para que possamos dar mais segurança, seja para condutores, quanto para os pedestres”, ressaltou.
“O Tratado é um compromisso de ação. Vamos provocar ações em todas as secretarias para que nos unamos e consigamos reduzir acidentes e mortes no trânsito, seja renovando a cultura das pessoas para que deixem o carro em casa e passem a andar a pé, de bicicleta ou de meios coletivos, seja para fazer obras viárias, como ciclovias e novos viadutos, a fim de que as pessoas circulem com mais segurança e em menos tempo. Não queremos ficar calados, de braços cruzados. Precisamos reduzir os acidentes e as mortes no trânsito”, afirmou o prefeito Angelo Perugini.
Também assinaram o tratado os vereadores Frank (DEM), John Lenon (PDT), Paulão (PRP) e Zé Geraldo (PDT), além do prefeito, os secretários municipais, e representantes do Detran-SP, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
1º Seminário de Segurança Viária
Após a assinatura, foi realizado o Seminário, voltado para autoridades e especialistas da área de Mobilidade Urbana, com três mesas de debate. Foram debatidos os temas Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011/2020 – ações em andamentos, O que podemo fazer por um trânsito mais seguro? E Os acidentes de trânsito e suas consequências.
*Com informações da Prefeitura de Hortolândia