O projeto foi aprovado em sessão ordinária do dia 13 de outubro e propõe ações integradas entre o poder público, unidades de saúde e instituições da sociedade civil, através da Semana de Conscientização à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa, a ser realizada na primeira semana do mês de março. O objetivo é garantir atendimento humanizado e campanhas educativas permanentes sobre a importância do cuidado com a saúde feminina em todas as fases da vida.
Para a vereadora Professora Roberta Diniz, a proposta é mais um passo na construção de uma cidade que acolhe e valoriza suas mulheres. “Investir na saúde da mulher é investir em toda a comunidade. Cuidar, prevenir e informar são pilares fundamentais para garantir qualidade de vida e dignidade”, destacou a parlamentar.
A iniciativa soma-se a outras pautas defendidas pela vereadora, como o incentivo à realização de exames preventivos, acompanhamento ginecológico regular e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde mental e reprodutiva.
Em sintonia com o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e à importância da prevenção, a Câmara Municipal reforça o alerta para que todas as mulheres realizem o autoexame e procurem as unidades de saúde para a realização de exames regulares. O diagnóstico precoce salva vidas — e o cuidado deve acontecer o ano todo.
A iniciativa está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 – Saúde e Bem-Estar, da Agenda 2030 da ONU, que propõe assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos em todas as idades, com atenção especial à saúde da mulher e à ampliação do acesso a serviços de prevenção e atendimento de qualidade.