Parlamentar foi eleito delegado regional durante Conferência Estadual
Discutir temas de relevância para a Região Metropolitana de Campinas (RMC) será o trabalho do vereador Cleuzer Marques de Lima, o John Lenon (PT) durante a 5ª Conferência Nacional das Cidades “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!” que acontece em Brasília entre 20 e 24 de novembro. O parlamentar assumiu esta tarefa após ser eleito delegado regional durante a Conferência das Cidades, realizada no final de setembro em São Paulo.
O vereador irá à Brasília para discutir as políticas públicas para a Região e para a cidade de Hortolândia. O objetivo da Conferência da Cidade é colocar na agenda pública e política questões urbanas, como ocupação de risco, saneamento ambiental, regularização fundiária, conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários, acesso à moradia para a população de até 3 salários mínimos e mobilidade urbana, entre outros. “Tive a honra de ser eleito durante a Conferência Estadual realizada no final de setembro em São Paulo, e estarei na Capital do país para analisar casos como os da nossa região e também trocar experiências. Meu principal objetivo é fazer com que Hortolândia e a RMC tenham visibilidade e que, juntos, possamos trazer melhorias”, comentou o vereador.
NACIONAL. Segundo o site da Conferência, são estimados mais de 3 mil participantes, sendo 2.681 delegados e 400 observadores, desses 1.689 são delegados eleitos nas Conferências Estaduais, 250 são delegados indicados pelo Governo Federal, 561 são delegados indicados pelas entidades membro do Conselho das Cidades e 181 são conselheiros do Conselho das Cidades de âmbito nacional, os chamados delegados natos.
ESTADUAL. Com o tema Reforma Urbana, a Conferência Estadual das Cidades, realizada na Capital paulista entre os dias 26 e 28 de setembro, reuniu representantes dos municípios paulistas e elegeu seus delegados para a Conferência Nacional. O Memorial da América Latina foi o palco das discussões sobre assuntos como mobilidade urbana, saneamento e habitação. “Tivemos discussões interessantes e tivemos diretrizes de como fazer as cidades crescerem planejadas, tendo o menor impacto ambiental possível e também com acessibilidade. O transporte também foi um tema muito falado na Conferência Estadual, como ações para sistema ferroviário e até cicloviário. Foi muito interessante e poderemos aplicar tudo isso em Hortolândia e também na RMC”, finalizou o vereador.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia