Câmara Municipal de

Hortolândia

 

A Câmara e a Prefeitura de Hortolândia estão trabalhando juntas para melhorar a cidade, e um dos principais passos dados foi na questão da Mobilidade Urbana. Só no mês de Maio foram realizadas diversas ações para discutir os assuntos, e a última aconteceu na Câmara, no dia 17 de maio. A Audiência Pública sobre o tema contou com a presença de autoridades locais, e população para que temas de grande relevância fossem debatidos.

O evento, realizado pela Câmara, contou com explanação do secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira, que falou sobre os projetos e sobre a necessidade de planejamento e educação sobre o trânsito.

O Secretário abordou ações da Prefeitura na cidade, que visam planejar o sistema viário para os próximos anos, pensando no crescimento da população e consequentemente no de veículos. Ele também falou das ações em conjunto com a empresa permissionária do transporte municipal, Viação Lira, e a EMTU para melhorar os ônibus, oferecendo uma frota melhor, com itinerários que interliguem os bairros, sem atrasos e com respeito aos usuários. “Faremos uma reestruturação do sistema de transporte urbano, tornando-o mais seguro, rápido, acessível e confortável, eliminando problemas apontados pela população durante nossas plenárias”, comentou ele.

A Prefeitura também vai investir em ciclovias por toda a cidade, com interligações, facilitando o acesso da população de vários pontos da cidade ao centro. “Também vamos planejar as calçadas, propor o Plano de Calçada Segura com cartilhas e chamar construtoras, sindicados da área de construção, pedreiros e elaborar uma legislação para padronizar tudo”.

A região central também passará por mudanças, com a criação da Zona azul, delimitação de carga e descarga, vagas para deficientes e idosos, e melhora da fluidez.

Fiscalização

Serão investidos recursos para melhora a fiscalização na cidade, com a implantação de controle de velocidade e avanço de sinal, ampliação da central de monitoramento de trânsito e transportes, ampliação do quadro de agentes, criação de convênio com a Guarda Municipal e Polícia Militar e concessão de pátio e zona azul.

Na parte de fiscalização do transporte público foi anunciada a criação de um número de telefone, que também é whatsapp, onde a população pode fazer sugestões, reclamações, denúncias e ter informações sobre o transporte coletivo em Hortolândia. O telefone é o (19) 99976-3069.

A Câmara é parceira da Prefeitura nessas ações, por isso fizemos a Audiência Pública, pois se faz necessário um grande debate sobre a Mobilidade Urbana. Convidamos diversos setores da sociedade hortolandense para participar e tivemos bons resultados e grandes informações. Esse é somente um dos primeiros debates sobre assuntos importantes, teremos outros, pois a Câmara é um local de debate, a Câmara representa a população, por isso abrimos nossas portas para esse tipo de discussão”, comentou o presidente da Câmara, Zaca (PTB),

O vereador John Lenon (PDT) ressaltou a importância dos investimentos na cidade, como criação de bicicletários. “Muitos hortolandenses usam as bicicletas para se locomover, por isso precisamos pensar em bicicletários espalhados pela cidade, além das interligações das ciclovias, permitindo a livre circulação dessas pessoas e com segurança”.

Nossa cidade cresceu muito, se desenvolveu, mas de maneira desorganizada, sem planejamento, e isso traz transtornos para nossa população. Precisamos começar a pensar agora neste planejamento, com criação de avenidas largas, respeito aos pedestres, e transporte público de qualidade”, elencou o vereador Edivaldo Sousa Araújo (PSD).

Também participaram do evento os vereadores Clodoaldo Santos da Silva (PSC), Daniel Laranjeira (PSD), Edvan Campos de Albuquerque, o Ceará (PSDB), Eduardo Lippaus (PT), Frank (DEM) Gervásio Batista Pozza (PT), Luiz Carlos Silva Meira (PRP) e Valdecir Alves Pereira, o Nego (PSD).

1º Seminário de Segurança Viária

A Prefeitura realiza nesta sexta-feira (26 de maio) o Seminário para debater ações sobre Mobilidade Urbana com especialistas e pessoas envolvidas nessa área para buscar ações para diminuir, em pelo menos 50%, as mortes no trânsito, meta proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas).

O evento contará com a presença de representantes do Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), Concessionária Rodovias do Tietê (responsável pela rodovia SP-101), Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e Observatório Nacional de Segurança Viária.

Nossa intenção com este seminário é dizer que a questão da segurança viária não diz respeito apenas à Secretaria de Mobilidade Urbana, mas às demais secretarias da Prefeitura, tais como Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde e Segurança. Precisaremos envolver a Prefeitura como um todo, mas não só. É preciso envolver toda a sociedade, inclusive levando o tema para as CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes), porque podem acontecer acidentes enquanto o trabalhador se desloca até o local de trabalho. Por isso, chamamos para este debate tantas entidades envolvidas com a questão do trânsito”, explica o secretário de Mobilidade, Atílio André Pereira.

*Com informações da Prefeitura de Hortolândia