Reunião também teve explanação sobre tráfico de pessoas na RMC e a posse oficial dos vereadores de Morungaba
Os passageiros de Indaiatuba, Valinhos e Vinhedo com destino a Campinas voltarão a desembarcar no Terminal Metropolitano, a partir deste domingo (30). A informação foi anunciada na sexta-feira (28 de março), pelo gerente regional da EMTU (Empresa Metropoliana de Transportes Urbanos), Edson Thomaz Zilião, em reunião do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas) na Câmara de Santa Bárbara D´Oeste.
Desde o final do ano passado o desembarque desses passageiros – 17,3 mil pessoas ao dia – estava sendo feito na Estação dos Expedicionários, aproximadamente 700 metros do terminal. Por causa das reclamações, o presidente do Parlamento Metropolitano, vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS), esteve reunido com o gerente da EMTU ainda no mês de janeiro para solicitar providências. “Ficamos muito felizes com a alteração do desembarque. A rodoviária de Campinas é um importante ponto de ligação para a região e o desembarque fora do terminal desagradou muito os usuários. Agradeço a EMTU por considerar nosso pedido”, explicou o vereador Lorival.
Os ônibus que saem de Indaiatuba vão continuar parando na Estação dos Expedicionários e, a partir deste ponto, vão seguir o novo trecho passando pela Praça Marechal Floriano, Avenida Andrade Neves, Avenida Benjamin Constant, Rua Doutor Ricardo, Rua Sebastião de Souza, Rua 11 de Agosto, Avenida Campos Sales, Avenida Senador Saraiva, Viaduto Cury e voltar para Indaiatuba pelo itinerário atual.
Já os ônibus de Valinhos e Vinhedo também manterão o itinerário atual. Ao passar pela Estação dos Expedicionários, os veículos vão seguir o novo trecho passando pela Praça Marechal Floriano, Avenida Andrade Neves, Avenida Benjamin Constant, Rua Doutor Ricardo, Rua Sebastião de Souza, Rua 11 de Agosto, Avenida Campos Sales, Avenida Francisco Glicério e voltar para Valinhos e Vinhedo.
Além da novidade, o gerente da EMTU também demonstrou aos vereadores o projeto de ampliação do Terminal, previsto para ser concluído em 12 meses. A ampliação trará melhores condições aos usuários, inclusive com novas opções de itinerários.
Tráfico de Pessoas. A coordenadora do Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do governo do Estado, Juliana Armedi, trouxe índices recentes à reunião do Parlamento, incluindo dados sobre trabalho escravo na RMC, tráfico de órgãos, exploração infantil e os canais para denúncias. A especialista também explicou os conceitos, as leis e as punições de cada tipo de crime, formas de abordagens e modos de prevenção.
O tema tem sido amplamente debatido este ano, sendo inclusive tema da Campanha da Fraternidade. Por sugestão do presidente da Câmara de Campinas, e 1º vice-presidente do Parlamento, Campos Filho (PSD), ficou deliberado que as Câmaras da região realizarão sessões solenes para abordar os temas propostos pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros), com debates ecumênicos visando despertar a conscientização nos municípios.
Proposituras aprovadas. Dois requerimentos e uma moção foram aprovados na reunião. O requerimento nº 3/2014 solicita a vinda do Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, em reunião do Parlamento para apresentação do projeto do trem regional.
O projeto já foi anunciado pelo governador em visita a Campinas no final do ano passado e, segundo a justificativa do documento, a extensão dos serviços da CPTM à região é aguardada há tempos pelos vereadores metropolitanos, sendo inclusive, objeto de requerimentos e moções.
Outro requerimento aprovado, de autoria do presidente da Câmara de Sumaré, Rui Macedo (PSDB), solicita informações à concessionária CCR-AutoBan sobre o prazo de conclusão das obras da ponte que dá acesso ao bairro Jardim Nova Veneza, no km 113 em Sumaré.
De acordo com a justificativa, a obra era para ficar pronta em julho de 2013, mas até o momento não foi entregue, ocasionando uma série de transtornos aos moradores de Sumaré. “A ponte liga a Rodovia Anhanguera ao bairro Nova Veneza e representa um ponto de entrada e saída fundamental para a RMC; estima-se que 2 milhões de pessoas utilizem o acesso constantemente”, diz o documento.
Também foi aprovada com unanimidade Moção de Apoio ao PLC 99/2013 que trata da renegociação das dívidas de estados e municípios, além da troca do atual indexador das dívidas. A moção foi proposta pelo presidente da Câmara de Hortolândia, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL).
Posse vereadores de Morungaba. Três vereadores da Câmara de Morungaba foram empossados pelo Parlamento Metropolitano. Além do presidente, Marco Antônio de Oliveira, passam a integrar o colegiado do órgão, os vereadores Cleber Ferreira e Tomás Federecci.
Em representatividade ao legislativo morungabense, Marco Antonio de Oliveira agradeceu o empenho do Parlamento para que a cidade fosse incluída na RMC. Segundo ele, a cidade poderá se beneficiar, a partir de agora, de recursos e investimentos de outras esferas.
Vídeo Conferência no Encontro Nacional da Frente dos Vereadores pela Reforma Urbana (FENAVRU)
Durante a reunião em Santa Bárbara os vereadores do Parlamento Metropolitano tiveram a oportunidade de realizar uma vídeo-conferência com parlamentares da RMC que estavam em Curitiba/PR participando do Encontro Nacional da Frente dos Vereadores pela Reforma Urbana (FENAVRU).
Na ocasião, o vereador Lorival comentou as deliberações da reunião do Parlamento enquanto que o vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), em Curitiba, deu detalhes das palestras e painéis do evento.
Próxima reunião. A próxima reunião do Parlamento Metropolitano da RMC ocorre na última sexta-feira do mês de abril, dia 25, às 9h, na Câmara Municipal de Cosmópolis. Entre os temas que serão discutidos, está o Movimento Pedágio Livre na RMC.
As informações são da Assessoria de Comunicação do Parlamento Metropolitano