Identificação de daltonismo precocemente facilita processo de adaptação e tratamento
Realizar o teste de cores de “Ishihara” em crianças da rede municipal de ensino é o que propõe o Projeto de Lei nº 163/2022, que foi aprovado na sessão desta última segunda-feira (13 de março), na Câmara Municipal de Hortolândia. A proposta é de autoria do vereador Luiz Carlos Silva Meira, o Luiz Regional (PL), e ainda precisa de análise e sanção do prefeito Zezé Gomes para entrar em vigor.
O Projeto prevê que a Administração Municipal assegure às crianças matriculadas na rede de ensino a realizar o teste de cores “Ishihara” para detecção de daltonismo e determinação do grau em que ele afeta a percepção de cores das crianças, através do Sistema Único de Saúde (SUS). O teste é simples e não invasivo e garantirá o encaminhamento dos pacientes para órgãos e instituições competentes para o tratamento.
Para a detecção, o oftalmologista exibirá ao paciente uma sequência de 32 cartões, cada um deles preenchidos por círculos de tonalidades levemente variadas, porém no centro dos cartões ficam agrupados círculos de outra cor que formam determinados números. Esses círculos são facilmente percebidos por pacientes sem alterações visuais e a existência do daltonismo é definido pelo número de acertos. Essa incapacidade em diferenciar as cores pode ser rapidamente diagnosticada em uma consulta oftalmológica.
“A importância deste teste é notória, visto que, possivelmente, diversas crianças podem ter um daltonismo não diagnosticado, fato este que poderá interferir e prejudicar o desenvolvimento deste jovem futuramente, como exemplo para direção veicular, na visualização dos semáforos, possibilitando graves acidentes. A partir da aplicação do teste de Ishihara o estudante será encaminhado aos órgãos e instituições competentes, determinando o grau em que a percepção das cores é afetada e iniciando o tratamento com lentes, bem como óculos, garantindo uma melhor qualidade de vida aos portadores de daltonismo”, comentou Luiz Regional, autor do Projeto de Lei.
O que é daltonismo?
O daltonismo é a incapacidade ou diminuição da capacidade de ver a cor ou perceber as diferenças de cor em condições normais de iluminação. O daltônico é o indivíduo que padece de daltonismo, ou seja, significa que é incapaz ou tem dificuldade em distinguir as diferenças de cor. Por este motivo, a visão de um daltônico é, muitas vezes, apelidada de “cegueira para cores” ou “deficiência de visão das cores”.
Alguém com visão normal pode identificar e distinguir 150 tons de cores diferentes, no entanto, no daltônico este número começa a cair à medida que tem menos possibilidades de criar misturas de cores.
O daltonismo afeta uma percentagem significativa da população. Existe a possibilidade de as pessoas daltônicas pertencerem a ambos os sexos. Contudo, o daltonismo em homens é mais frequente que o daltonismo em mulheres, devido à hereditariedade e aos cromossomas envolvidos.
(Informações com SaúdeBemEstar.pt)