Câmara Municipal de

Hortolândia

A Câmara Municipal de Hortolândia aprovou, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (25/08), o Projeto de Lei nº 125/2025, que institui a Semana da Convivência Escolar no calendário oficial do município. A iniciativa, de autoria da vereadora Professora Roberta Diniz (PT), busca fortalecer a educação como espaço de acolhimento social e contribuir para a construção de um ambiente escolar mais saudável, produtivo e harmonioso.

A Semana da Convivência Escolar terá como objetivo promover debates, reflexões e atividades voltadas para a valorização da cultura da paz, do respeito mútuo e da solidariedade. Também serão incentivadas ações para prevenir e combater a violência, o bullying e outras formas de discriminação, aproximando ainda mais as famílias, professores, estudantes e a comunidade escolar.

De acordo com a vereadora Professora Roberta Diniz, o ambiente escolar é essencial para o desenvolvimento integral das crianças:

“A escola é uma extensão da casa da criança. Por isso, precisamos criar condições para que esse espaço seja cada vez mais acolhedor e saudável. Trazer as crianças para dentro da escola, tornando-a um lugar seguro e harmonioso, faz toda a diferença para que elas tenham um futuro melhor”, destacou.

Com a aprovação do projeto, Hortolândia passa a contar oficialmente com um momento dedicado à reflexão e à implementação de práticas pedagógicas que fortalecem os laços entre a comunidade escolar, garantindo mais qualidade na formação acadêmica e socioemocional dos estudantes.

ODS 4

 

A iniciativa está alinhada com a ODS 04 da ONU – Educação de Qualidade, garantindo uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.