Moção repudia dificuldade em agendar data para cadastramento para receber benefício
Os munícipes de Hortolândia estão enfrentando problemas para conseguir um agendamento para receber o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC-LOAS) do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Esta dificuldade foi o que levou o vereador Edimilson Marcelo Afonso, o Zaca (PSB), a criar uma Moção de Repúdio ao INSS.
O INSS garante ao cidadão com mais de 65 anos, que não recebe nenhum benefício previdenciário e com renda mensal familiar per capita abaixo de um quarto do salário mínimo, o direito ao BPC. Para conseguir receber o BPC é preciso fazer um agendamento pela central telefônica 135 ou pelo site da previdência (https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br). Só que os munícipes que se encaixam no caso não tem conseguido fazer esse agendamento. Segundo a central telefônica ao pedir o agendamento o munícipe é avisado que o “serviço selecionado não está disponível na Agência da Previdência Social Hortolândia e também no munícipio de Hortolândia”.
A Moção do vereador foi apresentada na sessão desta terça-feira (26 de fevereiro). “A população está com dificuldade, não consegue o agendamento e não tem acesso ao benefício. Também não conseguem nas cidades da região. A única cidade que eles conseguem agendar é em Itatiba, como os idosos de Hortolândia vão para Itatiba para ser atendidos? Não tem cabimento. Por isso criamos a Moção. Também propusemos um Requerimento pedindo que o Poder Executivo Municipal intermedie junto ao Poder Executivo Federal, medidas para solucionar o problema”, comentou o vereador.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia