No dia 15 de março, o vereador Marcelo Ferrari e sua equipe visitaram o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA) em Campinas. Em busca de novas soluções para o problema da superpopulação de animais em nossa cidade, foram conhecer de perto o excelente trabalho que o diretor do Departamento, Paulo Anselmo, e toda sua equipe realizam por meio de castração gratuita e assistencialismo aos animais abandonados e acidentados na cidade.
O Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, que responde a recém-criada Secretaria do verde, está instalado no prédio onde antes funcionava o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Hoje o CCZ é um órgão que está voltado para a vigilância em zoonoses, e o DPBEA assumiu a função de cuidar e zelar por todos os animais recolhidos na cidade, seja por atropelamento, mordedura e/ou abandono.
Através de uma empresa terceirizada, estão realizando castração em massa com um “castramóvel”. São selecionados os bairros mais críticos e o castramóvel permanece no bairro até que todos os animais sejam esterilizados por meio cirúrgico. O trabalho tem sido um sucesso e o vereador se interessou em conhecer de perto e trazer essa ideia de projeto para nossa cidade.
*Matéria elaborada pela equipe do Vereador Marcelo Ferrari