Na noite de quarta-feira (03/07/2024) 13 homenagens foram feitas para pessoas, entidades e instituições que contribuíram ativamente para o desenvolvimento da cidade de Hortolândia. As homenagens foram feitas pelo vereador Derli de Jesus Athanazio Bueno. Confira os homenageados da noite:
Título de Cidadão:
- Dalberson Bernardino de Almeida, chefe do Cartório Eleitoral de Hortolândia, tem uma trajetória marcada por dedicação e compromisso. Nascido em Ipanema/MG, ele cresceu no interior de Minas ao lado de sete irmãos. Casado com Evelyn Cristina Azevedo de Lacerda desde 2007, Dalberson viu seus três filhos nascerem em Hortolândia: Davi (14 anos), Daniel (11 anos) e Elyne (3 anos). Sua carreira profissional começou em 1990 em Minas Gerais. Em 1993, concluiu o curso de Direito na Faculdade de Direito Vale do Rio Doce e atuou por cinco anos no escritório da JW em São Paulo. Em 2005, iniciou sua jornada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, em Hortolândia, quando a cidade contava com apenas 83 mil eleitores. Assumindo a chefia do Cartório, se dedicou a melhorar a Justiça Eleitoral local, enfrentando desafios para atender eleitores, candidatos, advogados, mesários e entidades públicas e privadas. Dalberson sempre tratou a todos com humanidade e igualdade, independentemente da origem ou posição. Sua atuação foi fundamental na implantação do sistema eletrônico judicial e nos avanços tecnológicos do Poder Judiciário.
- Paulo João Mateus é um médico com uma história inspiradora. Nascido em 27 de maio de 1967 em Kimbele, na República de Angola, enfrentou diversos obstáculos desde a infância. Cresceu em meio a uma guerra civil, mas sua determinação o levou a superar essas adversidades. Aos 22 anos, Paulo veio para o Brasil por meio de um acordo cultural entre Angola e o Brasil. Ingressou na Universidade Estadual de Campinas para estudar Medicina e concluiu sua graduação com êxito em novembro de 1996. Durante esse período, conheceu e casou-se com Dra. Marta dos Anjos Mateus João, uma nutricionista e contadora. Após a graduação, Paulo continuou sua jornada acadêmica. Fez residência médica e ingressou no curso de Mestrado em Saúde Coletiva na UNICAMP. Estabeleceu-se em Hortolândia, onde começou a trabalhar como médico na rede pública em 1997. Atualmente, é funcionário público municipal concursado e atua na Unidade Básica de Saúde do Jardim Santiago. Além de sua carreira profissional, Paulo acompanha o desenvolvimento da cidade em várias áreas socioeconômicas e ambientais. Ele é pai de seis filhos: Dra. Flavia, Dra. Paula, Dra. Isabela, Maria, Luiz André e David. Sua vida é um exemplo de dedicação, superação e comprometimento com a saúde e o bem-estar da comunidade.
Título de Família Hortolandense:
- Reconhecimento da família Rios de Souza como família pioneira, tradicional, com contribuição para formação ou crescimento do Município de Hortolândia, representada pelo nome da matriarca Eurides Rios de Souza e pelo nome do filho Samuel Norberto Sebastião.
Denominação póstuma:
- LEI 4215/2023: que dá denominação de Maria Humilde Antunes, conhecida como Zuma, ao CRAS Jardim Brasil, localizado na Rua da Amizade, nº 240, no bairro Jardim Brasil. Zuma dedicou sua vida como Assistente Social em Hortolândia. Ela atuou na Saúde Mental, CAPS e Unidades de Saúde, sempre empenhada em garantir os direitos da população e facilitar o acesso às políticas públicas. Zuma era querida por adultos e crianças, que a chamavam carinhosamente de “Tia Zuma”.
- LEI 4191/2023: que dá denominação de Antonia de Oliveira Garcia, Dona Neta, à Rua Um, no Jardim das Flores. Antonia de Oliveira Garcia, era conhecida como Dona Neta, nascida em Santa Gertrudes/SP, aos 12/07/1924. Em 1943 casou-se com Francisco Garcia, com que teve os filhos Antonio e Maria José. Na década de 1950 mudaram-se para o então povoado de Jacuba, tendo seu marido, Sr. Francisco Garcia trabalhado na Cerâmica Sumaré, instalada no Centro do Vilarejo, estabelecendo moradia na Colônia da Cerâmica, sendo que ao se aposentar, Francisco comprou uma casa no bairro Remanso Campineiro. Dona Neta era uma mulher de muita fé, bondosa e sempre alegre. Em 1962, adotou uma menina chamada Iracema, de pouco mais de um ano de idade que cuidava e amava com a mesma intensidade dos demais filhos. Possuía o dom da cura, herdado de sua mãe Belmira de Oliveira, realizando benzimentos e orações, ajudando pessoas da cidade e de cidades vizinhas, especialmente crianças. Viveu em Hortolândia por mais de 60 anos, falecendo em de 60 anos, falecendo em 2014. Sua história de amor e dedicação à família é digna de reconhecimento.
- LEI 4204/2023: que dá denominação de Benedito Luiz Mendes Stecca, o Ditão da Força, à Rua Dois, no Jardim das Flores. Ditão da Força nasceu em 1916, no Município de Campinas. Passou os primeiros anos de sua vida em Monte Mor, antes de se mudar para Sumaré, onde viveu uma infância repleta de atividades ao ar livre. Benedito teve que deixar os estudos cedo para ajudar no sustento da família, começou a trabalhar jovem, com passagens pela Texcolor Textil, Minasa, e Fepasa, até ser admitido na CPFL em 1967, onde atuou como Técnico Eletricista. Conhecido carinhosamente como "Ditão da Força", Benedito era uma figura conhecida em Hortolândia, não apenas por seu trabalho técnico, mas também por suas interações constantes com a comunidade. Ele casou-se com Ana Maria de Tomazi Mendes Stecca em 1969 e teve dois filhos, Márcia Regina e Marcelo Eduardo. Após se aposentar da CPFL em 1995, Benedito mudou-se para Alterosa, onde passou a dedicar-se à pescaria, sua atividade favorita. Além de ser um pescador ávido, Benedito destacou-se em torneios regionais de bocha. Faleceu 2021, deixando um legado duradouro e muitas saudades entre familiares, amigos e a comunidade de Hortolândia, onde sua história se entrelaça com a própria história da cidade.
- LEI 4253/2024: que dá denominação de Sonia Maria Denadai de Oliveira à Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F) Jardim Primavera, localizada no Jd. Boa Esperança. Sonia nasceu emCampinas em 1961, mas passou toda sua vida em Hortolândia, no bairro Vila Real, desde os tempos em que a cidade ainda era um distrito de Sumaré. Em 1980, Sonia casou-se com Daniel Pinto de Oliveira e juntos tiveram três filhos: Daniela, Danielson e Denilson. Após o nascimento dos filhos, dedicou-se exclusivamente aos cuidados da família e da casa. Profissionalmente, Sonia trabalhou na Cerâmica Sumaré e, em 1990, retornou ao mercado de trabalho através de um concurso público do Estado de São Paulo, atuando como ajudante geral na Escola Estadual Professor Honorino Fabbri. Buscando crescer na carreira, ela fez novo concurso e foi aprovada como inspetora de alunos, enquanto iniciava seus estudos no curso de magistério. Posteriormente, foi aprovada novamente em concurso para professora de ensino fundamental. Ela fez parte da primeira turma de Pedagogia do IASP entre 1998 e 1999 e ingressou na rede municipal de Hortolândia como professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caio Fernando Gomes Pereira. Sonia conciliou sua vida pessoal e carreira com honras, ocupando cargos como vice-diretora e diretora em várias escolas da região, até sua aposentadoria em novembro de 2020.
Moção de Parabenização:
- Ao UNASP pela realização do III Prêmio Águia de Haia 2023. O evento, contou com a participação de um seleto grupo de jurados, incluindo autoridades públicas, advogados, e representantes do Poder Legislativo, Polícia Civil, Ministério Público, e OAB. Este evento promoveu um torneio de oratória, retórica e argumentação, envolvendo 16 alunos do Curso de Direito. Organizado pelo Professor Fernando Cerqueira Cardoso, o prêmio, que começou em 2021 durante a pandemia de COVID-19, busca estimular a participação ativa dos alunos através de metodologias dinâmicas. No ano de 2023, o evento focou no aprimoramento de políticas públicas para Hortolândia, transformando os estudantes em candidatos à prefeitura do município em duelos retóricos. Reconhecido como projeto de extensão universitária, o evento criou um ambiente de exercício da cidadania.
- À Amanda da Gama Nunes Fonseca, pelo título de Campeã do Torneio denominado III PRÊMIO ÁGUIA DE HAIA 2023. Amanda é natural de Alagoas e nascida em 1992. Casada e mãe de uma filha, iniciou sua trajetória profissional em 2008 como menor aprendiz na área financeira. Enquanto cursava o ensino médio, Amanda participava de clubes de xadrez e leitura e iniciou sua primeira graduação em Ciências Contábeis em 2010, com uma bolsa do PROUNI. Após se formar em 2014, fez uma pausa para cuidar da gravidez de sua filha, voltando ao mercado de trabalho em 2017. O interesse pelo Direito surgiu durante a pandemia, e 2022, Amanda matriculou-se no curso de Direito no UNASP Hortolândia. Ela se destacou academicamente e participou de atividades como a apresentação do Poder Legislativo, onde propôs a implantação de um núcleo de acolhimento psicológico infantojuvenil nas escolas públicas. Em 2023, Amanda participou do III Torneio de oratória, retórica e argumentação: Águia de Haia, competindo com cerca de 120 candidatos. O torneio promoveu o exercício da cidadania e o desenvolvimento de habilidades de argumentação, onde Amanda foi eleita campeã pelo voto popular, destacando-se por suas propostas de políticas públicas e sua dedicação à educação e sustentabilidade.
- À Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte por recebeu o XIV Prêmio Biblioteconomia Paulista "Laura Russo" de incentivo à leitura e ao livro, através do Projeto "Achei um Livro". Este reconhecimento, concedido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo, destaca a Biblioteca Municipal na modalidade “Cidade amiga da biblioteca”. O projeto "Achei um Livro", criado em 2018, envolve a atividade de espalhar aleatoriamente livros em pontos estratégicos da cidade, como parques e praças, para serem encontrados pela população, incentivando a leitura de maneira criativa e acessível. O prêmio, que enfatiza o impacto dos profissionais e instituições na formação de um mundo melhor, é um reflexo do compromisso da Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte com a comunidade. Este reconhecimento é um tributo merecido ao esforço coletivo dos servidores da Biblioteca e da Secretaria de Cultura, demonstrando o poder transformador da leitura na sociedade.
- À Vanessa Reis Cruz, conhecida como "Vanny" Reis, e à Escola Danç´Art Ballet, pelo rico e brilhante trabalho profissional e social que leva amor, inclusão e acolhimento às crianças, jovens e adultos por meio da arte. Vanny sonhava desde criança em ser bailarina. Embora seus pais não pudessem financiar seus estudos de dança, Vanny começou sua jornada artística na adolescência, participando de grupos de dança na igreja local. Após trabalhar e se formar em administração, ela voltou a se dedicar à dança, estudando no Conservatório de Valinhos e se formando em Técnica em Dança. Em 2011, Vanny fundou a Escola de Dança Cristã Danç'Art, proporcionando oportunidades para crianças e adultos realizarem seus sonhos de dançar. A escola ganhou reconhecimento com prêmios e seleções em festivais, incluindo o Festival Abba Dance e eventos na Argentina. Além de liderar a Danç'Art, Vanny se envolveu em projetos sociais e culturais, transformando a vida de muitos alunos. Ela trabalha com crianças desde três anos até adultos, com muitos professores da escola sendo antigos alunos. Vanny também atua como produtora cultural com projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo, além de produzir eventos como o "Dança Hortolândia" e o "Primeiro Festival de Dança Municipal de Hortolândia". Sua maior realização é criar oportunidades para jovens seguirem seus sonhos, inspirando-os a acreditar em suas capacidades e a manter a esperança e alegria.
- Ao evento, organizado pela Sociedade de Socorro, uma sociedade de mulheres fundada em 1842, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, voltado às atividades para a Melhor Idade. O evento direcionado a pessoas com 60 anos ou mais, proporcionando um momento de descontração com brincadeiras, bingo e um delicioso almoço. Além disso, enfatizou a reflexão sobre o valor da experiência dos idosos na sociedade e na família, destacando a importância da autovalorização pessoal. A programação incluiu palestras sobre direitos e benefícios garantidos pela lei e pelas iniciativas da Prefeitura Municipal de Hortolândia, reunindo cerca de 100 participantes. O Estatuto do Idoso, que garante os direitos das pessoas com 60 anos ou mais, foi um tema central no evento. A inclusão social dos idosos é fundamental para um envelhecimento bem-sucedido, proporcionando melhoria na qualidade de vida, fortalecimento de vínculos e engajamento social.
- A Tércio Vieira Caciano, empresário do ramo do transporte, que em um gesto de solidariedade e apoio diante da catástrofe climática no Estado do Rio Grande do Sul, disponibilizou parte de sua frota gratuitamente. Ele mobilizou a população de Hortolândia a doar suprimentos, despertando o espírito coletivo de que “ninguém pode ajudar todo mundo, mas todo mundo pode ajudar alguém”. Com essa iniciativa, Tércio arrecadou 29 carretas, totalizando 1.870 toneladas de suprimentos, com o intuito de aliviar o sofrimento dos irmãos e irmãs gaúchos. As tempestades afetaram 401 municípios do Rio Grande do Sul, sendo considerada a maior catástrofe já vivida pelo Estado. No total, um milhão quatrocentos e quarenta e três mil e novecentos e cinquenta pessoas foram afetadas, das quais cento e cinquenta e nove mil e trinta e seis estão desalojadas e quarenta e oito mil e setecentas e noventa e nove foram para abrigos temporários. Neste momento crítico, o povo brasileiro deve estar unido para socorrer as vítimas, levar alimentos, água potável, medicamentos e apoiar as prefeituras locais e entidades civis, que têm se mobilizado de maneira comovedora.