Câmara Municipal de

Hortolândia

Aparelho auditivo

Moção faz apelo à Secretaria da Saúde para entrega de aparelhos auditivos em Hortolândia

Na 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Hortolândia, realizada em 17 de março de 2025, foi aprovada a Moção nº 53/2025, de autoria do vereador Clodoaldo Santos da Silva. A Moção faz um apelo à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo para a adoção de medidas urgentes visando à disponibilização e entrega de aparelhos auditivos para suprir a demanda reprimida no município de Hortolândia.

Atualmente, mais de 1.000 munícipes aguardam na Central de Regulação para receber o aparelho auditivo, enfrentando uma espera que pode ultrapassar quatro anos. A deficiência na oferta de atendimentos compromete a qualidade de vida dos pacientes, podendo levar ao agravamento da perda auditiva e aumentar o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Especialistas alertam que o atraso na utilização de aparelhos pode resultar na perda irreversível da função do nervo auditivo.

O vereador destaca que a responsabilidade pelo fornecimento dos aparelhos cabe ao Estado, através do Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS VII). Dessa forma, a Moção solicita medidas urgentes para agilizar os atendimentos e garantir o acesso adequado aos aparelhos auditivos, promovendo saúde e bem-estar para a população.

 


 

 A iniciativa está alinhada com a ODS 03 da ONU – Saúde e Bem-Estar, garantindo uma vida saudável e promovendo o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades