Sessão realizada na quarta ainda teve aprovação de outros quatro Projetos
Os vereadores da Câmara de Hortolândia aprovaram Projeto de Lei que prevê a instituição de setembro como o Mês de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. O PL, de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Nego (PSD), foi aprovado durante sessão ordinária realizada na última quarta-feira (20 e novembro).
A Fibrose Cística é uma doença genética, crônica que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo, atingindo cerca de 70 mil pessoas em todo o mundo. Ela é uma doença genética grave com maior incidência na infância e pode ser detectada facilmente pelo Teste do Pezinho, realizado entre o 3º e 0 7º dia de nascimento do bebê, e com confirmação através do Teste do Suor, realizado em qualquer idade. A instituição do Mês de Setembro é uma maneira de trazer mais luz a uma doença grave, e que se diagnosticada inicialmente e com o tratamento adequado, o paciente leva uma vida normal. O Projeto de Lei nº 120/2019, ainda dá a cor Roxa para o mês e prevê palestra sobre a importância dos testes, campanhas de divulgação, além de iluminação de prédios com a cor roxa.
Na mesma sessão ordinária ainda foi aprovado o PL nº 174/2019, do Poder Executivo, que prevê transposição de dotação orçamentária no valor de R$ 400 mil. Da Mesa Diretora, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 18/2019, que revoga a Resolução 141/2014. Do vereador John Lenon (PDT), foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 8/2019, que concede título de cidadão a Maria Aparecida Alves dos Santos. E por último, foi aprovado o PL nº 142/2019, do vereador Frank (DEM), que dispõe sobre denominação da Rua 16, do Loteamento Parque BellaVille.