Página Inicial > Notícias > Destaque > Menu Topo > Encontro de Alunos

Encontro de Alunos

Candidatos do Parlamento Jovem participam de encontro na Câmara20171025 cartaz parlamento

Os alunos candidatos às 19 vagas do Parlamento Jovem de Hortolândia estiveram na manhã desta quarta-feira na Câmara Municipal para uma palestra sobre as eleições, campanha e sessões. Eles foram recebidos pelo presidente da Casa, Zaca (PTB), além de outros vereadores e a equipe que coordena o programa.

Os candidatos receberam as explicações de como funcionará a eleição, que será feita através de votação em urna eletrônica, cedida através de parceria com a Justiça Eleitoral de Hortolândia. “A Justiça Eleitoral nos cedeu as urnas e usaremos o sistema de treinamento para eleições. Por isso os alunos precisaram escolher as personagens que os representarão no dia das eleições”, comentou o presidente Zaca.

São 25 figuras que compõem 5 partidos, sendo que cada aluno escolheu uma personagem que mais se identifica para os representar na urna. Como há 47 candidatos e apenas 25 figuras disponíveis, cada escola será identificada com um número de seção, assim como acontece na eleição normal, não havendo problemas na repetição das personagens, pois na hora da apuração a equipe da Justiça Eleitoral e do Parlamento Jovem conseguirá identificar os candidatos pela numeração das escolas.

Os alunos se mostraram interessados e empolgados, questionaram bastante sobre todo o processo de eleição e principalmente dos trabalhos como vereadores. Hoje estamos fazendo história na cidade de Hortolândia, pois esses alunos serão instrumentos de mudança na política regional, eles farão a diferença. Porque um dia, nós vereadores atuais, não estaremos mais aqui e eles estarão nos nossos lugares”, ressaltou Zaca.

Os alunos agora já podem começar as campanhas nas escolas com a divulgação dos números e figuras que escolheram. “Eles vão sair da zona de conforto, se tornarão críticos e verão a cidade com outros olhos. Terão a oportunidade de fazer a diferença já durante as eleições, pois entenderão como funciona na prática em uma eleição real”, elencou Zaca.

As campanhas se encerram nas escolas no dia 10 de outubro e a eleição acontece em três turnos no dia 14 de novembro. A divulgação dos eleitos e dos suplentes será feita no dia 16 de novembro.

Além do presidente, ainda participaram do evento os vereadores Ceará (PSDB), Ceará do Horto (PSC), Clodoaldo (PSC), Daniel Laranjeira (PSD), Frank (DEM), Gervásio (PT), John Lenon (PDT), Nego (PSD) e Professor João Pereira (PV).

Confira as escolas e os alunos inscritos no Parlamento Jovem:

Escola Nome do Aluno
Instituto Adventista São Paulo - IASP Esther Milani Dias