Página Inicial > Notícias > Destaque > Menu Topo > Parlamento Jovem

Parlamento Jovem

Câmara cria projeto para eleger 19 vereadores jovens para disseminar cidadania e política

O Poder Legislativo de Hortolândia vai eleger, ainda este ano, 19 jovens de escolas públicas e particulares para participar do projeto “Parlamento Jovem”. A eleição acontecerá em 17 escolas inscritas no dia 14 de novembro com apoio da Justiça Eleitoral de Hortolândia.

O Parlamento Jovem foi criado ainda em 2013 através da Resolução nº 126/2013, de autoria do vereador Paulão (PRP) com o objetivo de proporcionar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, estimulando a cidadania e trazendo de volta aos jovens o interesse pela política.

O programa começou a ser pensado pela atual presidência no primeiro semestre. “Esta proposta do vereador Paulão é muito interessante e queríamos trazer nossos jovens para dentro do Poder Legislativo, por isso resolvemos colocá-la em prática. A juventude da minha época foi muito atuante, trabalhamos muito pela emancipação, mas hoje vemos que a população em geral está desgostosa com políticos e com a política. Trazer os jovens pra dentro da Casa Legislativa e ensiná-los como a política funciona, incentiva a participação, estimula a cidadania e, assim, criaremos uma geração mais engajada”, comentou o presidente da Casa de Leis Hortolandense, Zaca (PTB).

Quarenta e sete alunos e alunas do 9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio de 17 escolas vão concorrer pelas 19 vagas através de votação em urna eletrônica, cedida pela Justiça Eleitoral de Hortolândia em parceria com a Câmara de Hortolândia. Poderão votar alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todos os turnos. O resultado será divulgado no dia 16 de novembro, sendo eleito o aluno mais votado de cada escola, totalizando 17. “Tivemos 17 escolas inscritas, por isso, as outras duas vagas serão preenchidas pelos dois alunos mais votados entre todas as escolas, não podendo ser esses dois da mesma instituição”, comentou o coordenador do Parlamento Jovem, Vicente de Paula.

O mandado dos vereadores jovens tem duração de um ano, com início em janeiro de 2018 e final em dezembro de 2018, não sendo possível a reeleição. Para que os alunos entendam o processo legislativo, os alunos assistirão uma sessão ordinária e realizarão estágios. “Eles terão um processo legislativo muito parecido com o verdadeiro, somente fizemos algumas simplificações para facilitar o trabalho dos alunos”, ressaltou Vicente de Paula.

Eles serão diplomados, terão eleição de Mesa Diretora, além de sessões a cada dois meses, onde poderão apresentar moções, requerimentos, indicações e projetos de leis, que discutidos e aprovados em sua sessão, serão encaminhados pra Mesa Diretora da Câmara, que analisará e poderá utilizar as ideias deles e colocá-las em prática”, explicou Zaca.

Confira as escolas e os alunos inscritos no Parlamento Jovem:

Escola Nome do Aluno
Instituto Adventista São Paulo - IASP Esther Milani Dias