Página Inicial > Notícias > Destaque > Menu Topo > Tribunal de Justiça

Tribunal de Justiça

Comitiva conversa com presidente do TJ sobre caos no Fórum de Hortolândia

Uma comitiva de Hortolândia esteve na sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo na última terça-feira (31 de outubro), para conversar com o presidente do TJ, o desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, sobre o caos que se encontra o Fórum de Hortolândia. Estiveram presentes vereadores, o prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini, além da diretora do Fórum, Dra. Juliana Ibrahim Guirao Kapor, o presidente da OAB de Hortolândia, Marcelo Valk, e integrantes do Poder Judiciário hortolandense.

O Fórum de Hortolândia atualmente conta com cinco juízes em atividade para atender uma quantidade de processos descomunal. Só a 2ª Vara conta com mais de 29 mil processos sem execução fiscal, desses, 10 mil são processos criminais, além de 2 mil processos que esperam expedição de guias, mandados e arquivamento. “A situação que nosso Poder Judiciário se encontra é alarmante. Os juízes estão sobrecarregados, os funcionários exaustos, por isso precisávamos desta reunião para esclarecer ao presidente Paulo Dimas sobre as reais necessidades de Hortolândia”, comentou o presidente da Câmara, Zaca (PTB).

A Diretora do Fórum, Dra. Juliana, explicou a necessidade de enviar mais juízes para a cidade para suprir as necessidades, pois os processos estão se acumulando e deixando a população sem uma resolução para seus problemas. O presidente do TJ comentou que estão sabendo das dificuldades enfrentadas na cidade, e que já tentaram realizar concursos gerais que também atendessem a Hortolândia, mas não houve interessados em preencher as vagas. “Já tentamos solucionar os problemas de Hortolândia, mas a cidade, assim como algumas outras não tiveram interessados”.

Um dos pedidos feitos durante o encontro, foi que fosse enviada novamente uma equipe da Corregedoria do TJ para passar alguns dias em Hortolândia para ajudar no arquivamento e finalização de alguns processos que estão pendentes. “O presidente, ainda durante a visita, ligou para o responsável pela corregedoria e pediu que fosse providenciada a vinda deles para Hortolândia. Isso foi uma grande conquista da nossa visita”, ressaltou Zaca.

Final de mandato

O mandato do desembargador Paulo Dimas chega ao fim em dezembro, mas ele se mostrou extremamente atencioso e sensível aos problemas enfrentados em Hortolândia. Desde o início de sua gestão tem vindo a cidade e recebido autoridades e juízes para conversar sobre a situação do Fórum.

Dimas ainda comentou sobre a necessidade de uma conversa mais aprofundada com os deputados que fazem parte dos partidos dos vereadores e prefeito para que haja uma agilização nos Projetos de Lei que criam as novas varas p0ara Hortolândia. “Estamos em contato direto com os deputados que fazem parte dos nossos partidos e com o presidente da Alesp, Cauê Macris, para tentar agilizar a votação, pois a criação das Varas ocasionará a destinação de mais juízes, desafogando os atuais no nosso Fórum, e dando agilidade nos processos”, comentou o presidente da Câmara, Zaca.

Ainda estiveram no encontro os vereadores Ceará do Horto (PSC), Frank (DEM), John Lenon (PDT), Professor João Pereira (PV) e Simone Betini (PDT).

registrado em: ,