Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

Câmara comemorou o dia com servidoras

As servidoras da Câmara Municipal de Hortolândia foram homenageadas durante a manhã desta quarta-feira, 8 de Março, pelo Dia Internacional da Mulher. A homenagem contou com palestra sobre o estresse e uma dinâmica de grupo.

O evento foi aberto pelo presidente da Casa, Zaca (PTB), que falou da importância do movimento, da escolha do Dia Internacional, e do quanto ainda precisa ser feito. “Uma a cada três mulheres já foram vítimas de agressão, 503 mulheres são agredidas por hora no Brasil. A gente tem muito o que avançar ainda. Eu tive amigas que morreram agredidas pelos maridos, as mulheres são maioria, mas são tratadas como minoria, e isso precisa mudar”, comentou o presidente.

A vereadora Simone Bettini (PDT), única parlamentar mulher da casa, também falou da importância da mulher. “Estamos em 2017 e ainda há muito preconceito e violência contra a mulher. Precisamos começar a eleger mais mulheres para termos voz na política, nossa sociedade precisa ser revista”.

Falando sobre o estresse, a enfermeira Ana Karoline Ponvechio, mostrou às mulheres os sinais que muitas vezes passam despercebidos, mas que são a chave para evitar que ele se mantenha presente na vida das pessoas. “90% da população mundial sofre de estreese, segundo a ONU; mais de 100 milhões de brasileiros também. O estresse afeta nosso organismo através das dores de cabeça, estômago, problemas de pele, dores musculares. Por isso temos que reconhecer a causa e aprender a lidar com as situações estressantes, porque no final somos nós que saímos prejudicados”.

Após a palestra ainda foi feita uma dinâmica de grupo com a educadora física e empresária, Andreia Paulista, que ressaltou a importância do esporte para evitar o estresse. Ao final, foi servido um café da manhã comunitário às servidoras.

Também estiveram presentes no evento os vereadores Ceará do Horto (PSC), Daniel Laranjeira (PSD) e Edivaldo (PSD).