Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Teste com ônibus elétrico

Teste com ônibus elétrico

Hortolândia testa ônibus elétrico a partir de segunda-feira

A cidade de Hortolândia realiza a partir da próxima segunda-feira (06 de março) um teste com ônibus elétrico nas linhas de transporte público da cidade. O objetivo é ver como o veículo se comporta nas rotas e vias da cidade, para depois avaliar se é viável a troca dos ônibus com motor a diesel.

O ônibus, modelo k9, foi trazido pela empresa chinesa BYD em parceria com a Viação Lira para circular durante dois meses em todas as linhas municipais. Os testes começaram na segunda-feira na linha 3.32 – Jardim Amanda/Terminal Metropolitano e passará pelas outras 17. Durante os testes, a equipe de mobilidade urbana avaliará se o ônibus, que é rebaixado, se adaptará à malha viária da cidade, e se ele realmente se mostrará mais econômico que o ônibus convencional.

“Hoje, demos o primeiro passo, com a apresentação do ônibus elétrico, mostrando que tipo de transporte as gerações futuras vão poder experimentar. Vamos fazer uma grande mudança no transporte público municipal, ouvindo o povo. Para isso, a partir do dia 13, vamos fazer reuniões para ouvir e sentir a sociedade”, anunciou o prefeito no site da Prefeitura.

A proposta da empresa foi apresentada ontem (02 de março) ao prefeito Angelo Perugini (PDT), aos vereadores, secretários e vice-prefeito, e ao final foi feito um pequeno trajeto com o ônibus que circulará na cidade.

Segundo o vice-presidente de vendas da BYD no Brasil, Wagner Rigon, o transporte público feito por ônibus elétricos é mais eficiente do que os ônibus a diesel. “O transporte elétrico já está em teste em São Paulo e Brasília, e já em operação com 11 veículos na cidade de Campinas. Ele é acima de 50% mais econômico operacionalmente falando do que os ônibus movidos a diesel”, comentou o vice-presidente de vendas da BYD no Brasil, Wagner Rigon.

“O ônibus é bem interessante, tem menos ruído e é menos poluente que o ônibus comum, é mais econômico, pois pode rodar até 250 km após 3 a 4 horas de recarga. Seria muito interessante para a cidade se investíssemos na troca dos ônibus convencionais”, comentou o presidente da Câmara, Zaca (PTB).

Também estiveram na apresentação os vereadores Ceará do Horto (PSC), Cleuzer Marques de Lima, o John Lenon (PDT), Clodoaldo Santos da Silva (PSC), Edivaldo Sousa Araújo (PSD), Frank (DEM), Gervásio Batista Pozza (PT), Luiz da Regional (PRP), Nego (PSD), Professor João Pereira (PV), Régis Athanásio Bueno (PEN) e Zé Geraldo (PDT).