Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara sedia Exposição de Filatelia

Câmara sedia Exposição de Filatelia

Estão a mostra 11 coleções entre selos, cédulas e cartões telefônicos

Onze coleções de peças filatélicas, cédulas e cartões telefônicos estarão expostas na Câmara Municipal de Hortolândia neste mês de Novembro. A exposição é uma parceria dos Correios com o CTC (Centro Temático de Campinas) e começa nesta sexta-feira (06 de novembro) e vai até dia 19.

Dez painéis foram montados na recepção da sede do Poder Legislativo com exposições temáticas de peças filatélicas – que incluem selos, franquias mecânicas (carimbos), inteiros postais (cartões-postais, com selos pré-impressos), entre outras variações; além de coleção numismática – de cédulas-, e uma de telecartofilia – cartões telefônicos.

São onze coleções no total que trazem diversas informações de vários países como Rússia, Estados Unidos, Brasil, Albânia, Alemanhas Oriental e Ocidental, Antígua, Bermuda, Romênia. Todas elas são de colecionadores que fazem parte do CTC e várias participaram de exposições internacionais.

“Temos coleções sobre o Rotary, Barcos, Folclore Brasileiro, sobre a língua Esperanto, presidentes do Brasil e odontologia. Esta exposição começou a convite dos Correios e já estivemos em várias locais expondo, como no Shopping Galleria, Campinas Shopping, Unicamp, Livraria Cultura”, comentou o presidente do CTC, José Carlos Venciguera.

Quem visitar a exposição poderá ver as coleções que contam com peças antigas e curiosas como selos com erro de impressão. “Temos selos com variação de cor, picote em lugares diferenciados, e tudo isso acontecia antigamente devido a máquina ter ajustes praticamente todos manuais”, comentou o vice-presidente do CTC, Victor Augusto Petrucci.

“Uma peça interessante que compõe uma das coleções é a nota de 500 bilhões de Dinares”, lembrou Azizo Lulu, do Conselho Fiscal do CTC. A peça faz parte da coleção “Cédulas do Brasil e do Mundo” e tem origem Iugoslávia.

Outra curiosidade é um selo chinês criado para a visita da presidente Dilma Roussef aquele país. O selo faz parte de uma carta, que contém, inclusive, a assinatura da chefe de estado brasileira.

A exposição é aberta ao público e tem início amanhã (dia 06 de novembro) e vai até o dia 19 de novembro, sempre das 8hs às 17hs, de segunda a sexta-feira.

Quem quiser ter mais informações sobre filatelia pode acessar o site do CTC: www.ctc-campinas.org.br.

Coleções em exposição:

- Primórdios do Futebol