Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara promove ação do Outubro Rosa

Câmara promove ação do Outubro Rosa

Funcionários vestiram a cor rosa que representa a luta contra o câncer de mama

A Câmara Municipal de Hortolândia promoveu nesta quarta-feira (28 de outubro) uma ação para a prevenção do câncer de mama. Todos os funcionários foram convidados a vestir o rosa e a participar de evento com palestra na parte da tarde.

Em parceria com a Prefeitura foram apresentados um monólogo, uma peça teatral e um vídeo todos sobre a conscientização da necessidade do exame de toque e de acompanhamento médico regular para as mulheres e, inclusive, para os homens.

Sob a direção de Adriano Mônaco foram realizados o monólogo “Apenas um toque”, com Irlene Miron; e a pela teatral “Se você me der uma mão”, com Diogo Chenner, Letícia Garbiela e Kelly Brito.

“É muito importante que as mulheres se cuidem e façam seus exames de toque e acomanhamento médico regular. Todos nós temos casos conhecidos de câncer de mama entre amigos ou famíliares, e nada melhor do que a prevenção. O homem também tem que se cuidado, pois, mesmo em menor grau, ele também pode ter o câncer de mama”, comentou o presidente da Câmara Gervásio (PT).

O presidente também aproveitou para agradecer aos funcionários pelo trabalho realizado ao longo de 24 anos de Câmara, devido ao Dia do Servidor, comemorado nesta quarta-feira. “Sem vocês, o trabalho dos vereadores não seria possível, parabéns”.

Também participaram do evento os vereadores Antonio de Barros (PHS), Mida (PT) e John Lenon (PT).

OUTUBRO ROSA. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo, e seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, estimulando a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, por volta de 1990, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente foi estipulado pelo Congresso Americano que Outubro seria, no país, o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

O laço rosa surgiu em 1990, lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes durante 1ª Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.
Já o movimento de iluminar monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, etc, surgiu, também nos EUA, como uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), na cidade de SP no dia 02 de outubro de 2002 na comemoração dos 70 Anos do Encerramento da Revolução.

Atualmente a campanha é amplamente discutida e divulgada em todo o mundo, e diversas cidades do Brasil, inclusive Hortolândia, aderiram ao movimento de iluminar edificações no Outubro Rosa. A Câmara Municipal de Hortolândia também foi iluminada de rosa para ajudar na conscientização.