Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Aprovada transferência de aluno quando mãe for vítima de agressão

Aprovada transferência de aluno quando mãe for vítima de agressão

Proposta foi aprovada por todos os vereadores da Câmara Municipal de Hortolândia

Alunos da rede municipal de ensino terão garantida a transferência entre escolas quando suas mães ou responsáveis forem vítimas de violência doméstica. A proposta foi aprovada por unanimidade durante a sessão ordinária desta terça-feira (18 de agosto) na Câmara Municipal de Hortolândia. Os parlamentares também aprovaram outras três proposituras na mesma tarde.

O Projeto de Lei nº 94, do vereador Edivaldo, prevê a mudança de escola quando os alunos mudarem de endereço devido à violência doméstica praticada contra suas mães ou responsáveis. O objetivo é garantir que as crianças tenham acesso à educação, evitando ter que percorrer longo caminho até a escola. Com uma emenda modificativa da Constituição de Justiça e Redação, o PL prevê que essa mudança se dará com a manifestação do Conselho Tutelar.

Também com uma emenda modificativa foi aprovado o PL nº 79, do presidente da Câmara, Gervásio (PT), que faz alterações na Lei nº 3.047/2014, que dispõe sobre a proibição de uso de aparelhos de som, portáteis ou instalados em veículos automotores estacionados nas ruas de Hortolândia. As alterações preveem fechar cada vez mais o cerco contra os abusos do som alto na cidade. Uma das modificações é que tanto o condutor como o dono do veículo serão responsabilizados em caso de apreensão devido ao som alto; outra mudança é que os valores arrecadados com as infrações serão revertidos ao Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Do Poder Executivo foram aprovados dois Projetos. O primeiro foi o nº 126, em regime de urgência, que trata de transposição orçamentária no valor de R$ 1,19 milhão, e em seguida o nº 100, que faz alterações na Lei nº 631/1998, que trata do Fundo Municipal de Cultura (FMC), corrigindo distorções na Lei para a aplicação correta do Plano Municipal de Cultura.