Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Vereadores discutem descarte incorreto de lixo na cidade

Vereadores discutem descarte incorreto de lixo na cidade

População já conta com locais corretos de descarte para evitar que descarte irregular continue em Hortolândia

Um problema generalizado na cidade de descarte irregular de lixo e resíduos de construção foi debatido na tarde desta terça-feira (03 de fevereiro) pelos vereadores da Câmara Municipal de Hortolândia. Três documentos apresentados tratavam do mesmo problema em áreas diferentes da cidade.

De autoria do vereador Mercadão (PT) foram apresentadas duas Indicações nº 19 e 49, que indicam a limpeza de praças e passagens de pedrestres no Jardim Santa Esmeralda e retirada de resíduos sólidos e podas de árvores no Bairro São Benedito, próximo ao Parque Irmã Dorothy Stang. O vereador relatou que as passagens de pedestre no Santa Esmeraldo são usadas para o descarte irregular de lixo e que a mesma coisa acontece no bairro São Benedito. “Pedimos a limpeza destes locais e também é preciso consientização das pessoas para não jorgar entulhos em locais públicos. Temos um local especializado para receber isso que são os PEVs”, comentou Mercadão.

Já o vereador Adaílton Sá (PV) relatou problemas com uma área usada irregularmente para despejo de resíduos de construção civil no Jardim Boa Esperança, através do Requerimento nº 13/2015. Ele destacou que precisa haver uma fiscalização, pois há muitas pessoas reclamando do mau cheiro do local e dos problemas que o acumulo de lixo ocasiona. Segundo Adaílton, pessoas de outras cidades também utilizariam a área para o descarte irregular.

Ananias (PSDB) comentou sobre o descarte clandestino de resíduos de construção durante a madrugada. “Há caçambeiros que para se livrar da taxa de descarte regular por uma ONG aqui em Hortolândia, jogam os materiais na área de madrugada”. Ele também chegou a falar que a área, que pertenceria à Sabesp, não é fechada devido a uma liminar da população de Sumaré que usa o local como passagem entre os bairros da região.

O problema de descarte de lixo irregular na cidade têm sido alvo de muitas campanhas por parte do Poder Executivo. Desde o ano passado, Hortolândia conta com quatro pontos de descarte de resíduos, chamados de PEVs, nos bairros Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Jardim Adelaide, Parque Gabriel e Jardim Interlagos. O objetivo é oferecer à população um local regular e gratuito de descarte de materiais de construção, isopor, plástico PET, eletroeletrônicos, sofás, colchões velhos e outros materiais recicláveis. O local, que é todo cercado e conta com portaria e zelador, não aceita o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e os provenientes de serviços de saúde. O horário de funcionamento é de segunda a domingo das 8h às 18h, inclusive nos feriados.

Confira abaixo o endereço dos PEVs:

•PEV Auxiliadora

Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

•PEV Adelaide

Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

•PEV Parque Gabriel

Avenida Joaquim Martarolli, 2005

•PEV Interlagos

Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

* A foto é de autoria da Prefeitura de Hortolândia