Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Vereadores aprovam criação de Semana contra o bullying

Vereadores aprovam criação de Semana contra o bullying

Bullying é o nome que se dá a agressões intencionais, verbais ou físicas, de maneira repetitiva por um ou mais alunos contra colegas de escola

O bullying é uma agressão intencional verbal ou física que é feita por um ou mais alunos contra colegas de maneira repetitiva. E o problema foi tema de Projeto de Lei, que instituiu a Semana de combate ao bullying em Hortolândia, aprovado nesta terça-feira (03 de junho) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Hortolândia. Na mesma tarde ainda foi aprovado um Projeto de Lei Complementar, sete Moções e 17 Requerimentos.

A Semana de combate ao bullying tem o objetivo de prevenir e combater a prática do bullying, que “é uma das formas de violência que mais cresce no mundo” de acordo com a educadora e autora do livro “Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz”, Cléo Fante, em matéria publicada na Revista Nova Escola (http://revistaescola.abril.com.br/formacao/bullying-escola-494973.shtml).

A educadora, também relata, que o bullying pode ocorrer em escolas, universidades, famílias, vizinhanças e locais de trabalho e inicialmente pode parecer um simples apelido, mas que pode afetar emocionalmente e fisicamente ao agredido. Pensando nestes problemas o Projeto de Lei nº 43/2014, de autoria do presidente da Câmara, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL), prevê a atuação da campanha especialmente em escolas públicas municipais, para instruir docentes e equipe pedagógica, orientar vítimas, visando a recuperação da autoestima, pleno desenvolvimento e convivência harmônica no ambiente escolar e também visa envolver a família no processo de construção da cultura de paz e de respeito nas escolas e em outros locais de convivência.

Também foi aprovado na sessão o Projeto de Lei Complementar nº 3/2014, que cria um cargo de Nutricionista, de autoria do Poder Executivo. Já o veto total ao Projeto de Lei nº 18/2014, de Adaílton Sá (PV), que dispõe sobre transporte de animais domésticos no transporte coletivo de passageiros; e o parecer contrário ao Projeto de Lei nº 33/2014, que prevê a instituição no calendário oficial do município do Dia da Esposa do Pastor e do Ancião, também de Adaílton, receberam pedido de vistas do vereador Marcos Antonio Panício, o Mercadão (PT).