Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Comissão de proprietários de creches busca adequação de repasse do Bolsa Creche

Comissão de proprietários de creches busca adequação de repasse do Bolsa Creche

Valor repassado pela Prefeitura atualmente não atende às necessidades das escolas

Proprietárias de escolas que atende crianças da Educação Básica montaram uma comissão para conversar com a Prefeitura de Hortolândia sobre um reajuste no valor pago pelo programa Bolsa Creche. Atualmente são 39 escolas na cidade, que atendem mais de duas mil crianças do programa.

A comissão com representantes de 33 escolas da cidade estiveram reunidas para montar uma proposta de adequação de contrato feito com a Prefeitura de Hortolândia para o atendimento das crianças do bolsa creche. A reunião aconteceu no gabinete do vereador Valdeci de Jesus (PROS) na manhã de terça-feira (27 de maio), na Câmara Municipal de Hortolândia.

Segundo Sandra Conte, proprietária da escola Daddy Daycare, o atual valor repassado por criança pelo Poder Executivo é insuficiente para atender os serviços prestados pelas escolas. “O dinheiro pago pela Prefeitura não cobre todas as ações que são oferecidas para as crianças, por isso pedimos que o valor seja reajustado”, afirmou.

Muitas das escolas estão passando dificuldades para cumprir todas as atividades, e algumas correm o risco de fechar as portas, como relatou o vereador Valdeci de Jesus, na sessão ordinária do dia 13 de maio.

O programa Bolsa Creche foi instituído pela Lei nº 1506 em 2005 para suprir a grande demanda de vagas da Educação básica, que atende crianças de zero a três anos na cidade. Hoje as 39 escolas cadastradas para atender pelo programa atendem mais de duas mil crianças, sendo que elas correspondem a 90% dos alunos atendidos pelas escolas particulares.

Segundo o vereador ainda existe uma demanda grande de vagas para creches na cidade. “Tenho acompanhado de perto o trabalho das escolas particulares e a reivindicação dos proprietários é válida, pois realmente há uma defasagem dos valores pagos”, ressaltou.

Valdeci também lembra que toda a cidade sofre com a falta de vagas. Bairros como Jardim Novo Ângulo, Nova América, Vila América, Jardim Malta, Jardim do Brás, Jardim Girassol, Nova Boa Vista, Parque Peron, Jardim do Lago, Vila da Conquista, Chácaras Reimar e Vila Inema, juntos somam mais de 4,5 mil lotes juntos, mais cerca de 2,3 mil residências nos condomínios populares Guarujá/Bertioga e Europa, além de dois condomínios residenciais particulares. “Nesta área, com tantas famílias temos apenas uma creche, uma escola municipal e uma escola estadual. A demanda é muito grande para a infraestrutura educacional oferecida”, comentou o vereador.

A proposta de adequação do contrato foi protocolada na prefeitura nesta quarta-feira (28 de maio) e agora a comissão e o vereador pretendem marcar uma reunião com a Secretaria de Educação para discutir o assunto e chegar a um denominador comum para resolver a situação.

Paula Vialto

Elisangela Carrenho