Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Funcionários participam de curso sobre Legística e Regimento Interno

Funcionários participam de curso sobre Legística e Regimento Interno

Funcionários da Câmara de Hortolândia, de Cosmópolis, Monte Mor e Valinhos participaram de curso

Buscando aprimorar o conhecimento dos funcionários efetivos e comissionados, a Câmara de Hortolândia ofereceu nos dias 10 e 11 de abril um curso sobre Regimento Interno, Legística e Elaboração de Leis. O curso foi ministrado pelo Dr. André Leandro Barbi de Souza, advogado, diretor e palestrante do IGAM (Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Legislativos) do Rio Grande do Sul.

Cerca de 50 pessoas, entre funcionários da Câmara de Hortolândia – efetivos e comissionados -, e convidados das Câmaras de Monte Mor, Valinhos e Cosmópolis participaram dos dois dias de curso que falou principalmente da importância da atualização do Regimento Interno e sobre Legística, que é a ciência para criação de Projetos de Lei de qualidade.

Durante os dois dias de curso, o palestrante passou informações importantes sobre erros dos Regimentos Internos e sobre a necessidade de atualização e detalhamento de ações constantes nos textos que regem as Câmaras Municipais. “Este curso trata do processo de elaboração da lei e o cuidado que o legislador tem que ter para bem fazê-las. Quanto melhor a lei é feita, mais a sociedade se beneficia e o governo consegue realizár com qualidades as suas ações”, comentou Barbi.

O presidente da Câmara, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL), comentou sobre a importância do curso. “É importante que se faça o debate e que consigamos avançar no conhecimento para construir um Poder Legislativo forte e independente, para que demonstremos claramente seu papel na sociedade”, falou.

Trazer a palestra para a cidade foi uma maneira de aproximar a palestra da realidade de Hortolândia, tirando dúvidas sobre o andamento do processo legislativo. “Como é uma matéria de trabalho do parlamento, é muito importante esta iniciativa da Câmara em oferecer aos vereadores e assessores a possibilidade de se aperfeiçoar neste trabalho. E fazer o trabalho na Câmara de Hortolândia nos possibilita desenvolver o conteúdo em cima da realidade da cidade, agregando mais valor e aproximando mais do cotidiano do parlamento”, explicou Barbi.