Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Moradores cobram melhorias no Parque Orestes Ôngaro

Moradores cobram melhorias no Parque Orestes Ôngaro

Vereador Edivaldo intermediou encontro entre a população, representantes do Poder Público e empresário

Preocupado com várias reclamações de moradores do Parque Orestes Ôngaro e Chácaras Recreio Alvorada, o vereador Edivaldo Sousa Araújo, o Edivaldo (PSB), promoveu nesta sexta-feira (31 de janeiro), uma reunião para entre os moradores, representantes do Poder Executivo, da empresa Zampellin e da Sabesp, para discutir problemas relacionados a esgoto, transporte e extração de areia, que têm tirado o sossego dos moradores em questão.

A reunião aconteceu na EMEIEF do Parque Orestes Ôngaro, e além do vereador, estiveram presente no encontro o Secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibom, o encarregado Cristiano Silveira, representado a Sabesp, o Diretor de Serviços Urbanos do município, Joaquim Ferreira, e o proprietário da empresa Zampellin Extração de Areia, Dirson Segamarchi,

Os moradores se queixam na demora para a realização das limpezas das fossas e também quanto à ligação de esgoto do bairro que estava prevista para o final de 2013, mas que até agora as obras não foram iniciadas. Em relação ao transporte, os populares reclamam que os ônibus não cumprem o itinerário e o horário, e que o tempo de intervalo de um ônibus a outro é muito grande.

Além disso, atualmente o bairro abriga uma empresa de extração de areia, da qual os moradores reclamam da poeira que sai dali e invade as casas, principalmente em dias de ventos fortes, causando um terrível incômodo aos que moram vizinhos ao local. Outro problema relatado por eles, é o constante medo da erosão que está sendo provocada por parte da extração de areia que a empresa efetua no local.

Soluções apresentadas

Esgoto. Em relação ao esgoto, o representante da Sabesp garantiu que até final de 2014, haverá a ligação de esgoto em todo o bairro, pois segundo ele, para terminar a obra falta apenas a conclusão do coletor que ligará o bairro Orestes Ôngaro e Terras de Santa Maria.

Fossas. O Diretor de Serviços urbanos do município garantiu que haverá um mutirão na próxima semana no Parque Orestes Ôngaro e Chácaras Recreio Alvorada, onde serão concluídas todas as pendências de solicitações.

Transporte. Foi anunciado que em Fevereiro começará o sistema de integração do ônibus municipal do bairro, e o tempo de espera será de 20 em 20 minutos no sistema de integração.

Extração de areia. Dirson Segamarchi, dono da empresa que realiza a extração de areia no bairro, garantiu que tomará providencias para minimizar os transtornos à população e que ali já foi plantado braquiária (espécie de capim) para acabar com o problema da poeira. Ele afirmou ainda que será feito calçada em toda extensão da empresa, até o novo Supermercado Pague Menos. O empresário se comprometeu em regar constantemente a área, mantendo-a sempre úmida, evitando a poeira. Dirson explicou também que a extração de areia e argila no local será realizada aproximadamente por mais 15 anos, onde depois o local será recuperado e que além disso, haverá construção de um loteamento misto naquela área.