Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Usuários do transporte municipal cobram melhorias, rapidez e mais qualidade na prestação de serviços

Vereador Edivaldo esteve na sede da EMTU em Campinas para acompanhar reivindicações dos moradores

Após ter recebido inúmeras queixas de usuários do transporte coletivo municipal, o vereador Edivaldo Sousa Araújo, o Edivaldo (PSB), esteve na sede da EMTU em Campinas (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), na manhã desta quinta-feira (30 de janeiro). Acompanhado por uma comissão de moradores do Parque Orestes Ôngaro, e também por usuários dos transportes, o vereador foi recebido pelo Chefe do Departamento de Fiscalização da empresa, José Eduardo Toledo Cruz e pelo Gerente Regional de Campinas, Edson Thomaz Zilião.

Dentre as principais queixas apresentadas pelos usuários, estão a falta do cumprimento dos horários e itinerários por parte dos motoristas e desvio de rota, além da superlotação (principalmente em horários de pico), equipamentos para pessoas portadoras de deficiência quebrados, ônibus em péssimo estado de conservação, desrespeito aos idosos nas paradas de ônibus e trajetos confusos.

“Há um ano atrás realizamos em nosso Legislativo uma audiência pública dos transportes, para tratar dos mesmos assuntos, ou seja, da falta de respeito e dos péssimos serviços prestados à nossa população. Mas de lá pra cá, pouquíssima coisa, ou quase nada mudou”, explicou o vereador aos representantes da EMTU.

Depois de ouvir os moradores e o parlamentar, o Gerente Regional explicou que a partir desse ano haverá uma maior integração entre os ônibus municipais (que prestam serviços dentro do município) e os ônibus metropolitanos (que prestam serviços intermunicipais).

“É necessário haver essa integração entre a Prefeitura (Hortolândia) e a EMTU, para que o ônibus municipal leve o usuário até o trajeto de onde o ônibus metropolitano o levará ao seu destino final”, explicou Zilião.

No entanto, para que aconteça essa integração, Zilião explicou que algumas medidas já estão sendo tomadas de imediato por parte da EMTU. A partir desse ano, de acordo com ele, as linhas de ônibus serão seccionadas dentro do Terminal Metropolitano de Hortolândia, seguida de alterações no Corredor Metropolitano, onde após a finalização da Ponte Estaiada, será feito um novo traçado viário, para oferecer melhores serviços e mais rapidez à população hortolandense.

O Gerente ressaltou ainda que a maioria das linhas terá origem e retorno no Terminal Metropolitano da cidade, tornando mais rápido o destino dos usuários. Quanto às demais reclamações, Zilião informou que em 2013 foram realizadas mais de 8.000 fiscalizações em ônibus municipais, das quais 2.500 autuações foram efetuadas à Empresa Boa Vista, que presta serviços em nosso município.

De acordo com ele, a empresa Boa Vista recebeu quase 2.600 multas por descumprimento de todas as exigências feitas pela EMTU, de um total de 5.000 multas aplicadas, ou seja, mais da metade. Zilião ressaltou que é necessário que o usuário reclame mesmo, de tudo o que não estiver de acordo com o compromisso da Boa Vista na prestação dos serviços. O usuário que necessitar fazer alguma reclamação pode realizá-la através do site http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/fale-conosco.fss ou pelo telefone 0800 724 0555 (Ouvidoria da EMTU).

“Vamos continuar cobrando melhorias referentes ao transporte coletivo em nossa cidade; nossa população merece um transporte público de qualidade, e não podemos aceitar que situações como as que acontecem atualmente permaneçam. O principal papel do vereador é o de fiscalizar e enquanto tivermos queixas, vamos cobrar tanto a EMTU quanto a empresa Boa Vista por essas melhorias”, argumentou Edivaldo ao final da reunião.