Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Corpo de Bombeiros tem previsão de instalação para 1º trimestre de 2014

Corpo de Bombeiros tem previsão de instalação para 1º trimestre de 2014

Reunião foi mais uma etapa na luta de anos pela vinda da Corporação para a cidade de Hortolândia

Depois de anos discutindo a vinda do Corpo de Bombeiros para a cidade de Hortolândia, na quinta-feira (05 de dezembro), ficou prevista a instalação do Posto para o primeiro trimestre de 2014. A decisão foi tomada durante reunião em São Paulo com o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, que contou com a presença do Prefeito Antonio Meira (PT), dos vereadores Adaílton Sá (PV), Valdeci de Jesus (PROS), do secretário de Segurança de Hortolândia, Marcelo Borges, além de integrantes do Corpo de Bombeiros de São Paulo e da Região de Campinas.

O objetivo da reunião era chegar a um acordo com o Estado sobre a vinda do Posto e de funcionários do Corpo de Bombeiros. A Prefeitura vai alugar um imóvel para a instalação do Posto e doará um terreno e construíra a nova sede, também arcará com os custos de estruruta básica (água, luz, combustível), além de, inicialmente, com oito funcionários municipais. “Podemos contratar oito novos guardas municipais para ficarem lotados no posto, mas só conseguimos fazer isso por um ano, pois temos limitações com nossa folha de pagamento. Não podemos tirar guardas das ruas, pois a segurança é nossa principal preocupação”, comentou o prefeito.

O Estado, atualmente, não tem efetivo suficiente para mandar bombeiros para a cidade de Hortolândia. “Estamos com um efetivo baixo, se levamos homens para Hortolândia teremos que desfazer algum posto no Estado. Por isso iniciaremos com os oito homens da Guarda de Hortolândia, que receberão treinamento de primeira linha, e assim que tivermos novos funcionários eles serão destinados para a cidade”, comentou o Coronel Roberto Rensi Cunha, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Ainda ficou acertado com o secretário Fernando Grella que haverá uma reunião com a Corporação para definir o cronograma de instalação da unidade na cidade. “Conversaremos com o Coronel Rensi para definir os números, e teremos condições de definir o cronograma completo de instalação da unidade na cidade de Hortolândia. O governador Geraldo Alckmin se comprometeu em instalar o Posto, e nós vamos fazer”, explicou ele.

“A reunião foi produtiva, fico feliz que o acordo foi favorável e hoje sinto que nossos esforços para trazer o Corpo de Bombeiros para Hortolândia serão recompensados. É uma vitória para nossa cidade. Gostaria de agradecer ao empenho de todos”, afirmou o vereador Adaílton.

O vereador Valdeci de Jesus também se mostrou satisfeito com a reunião. “Uma cidade com o porte de Hortolândia precisa de um Corpo de Bombeiros, não podemos ficar dependendo de Campinas, que nos atende hoje. Ressalto a importância das ações em conjunto da Câmara, do prefeito e dos nossos secretários, que uniram esforços para o bem da cidade”, ressaltou.

Também participaram da reunião o deputado estadual Chico Sardelli (PV), o comandante do 1º subgrupamento dos Bombeiros de Campinas, Oscar Aoyama; o comandante do 2º subgrupamento de Campinas (que atende Hortolândia) capitão Anderson Teixeira da Silva; e o comandante interino do 7º grupamento de Campinas, capitão Alexandre Doll de Moraes.