Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara realiza entrega de Títulos de Cidadão hortolandense

Câmara realiza entrega de Títulos de Cidadão hortolandense

Homenageados foram o ex-prefeito Ângelo Perugini, o ex-diretor Jurídico do Legislativo, João Mouco e o violeiro Mazinho Quevedo

O Poder Legislativo hortolandense homenageou na noite desta quinta-feira (05 de dezembro) três personalidades de destaque para nossa cidade, com a entrega de Títulos de Cidadão hortolandese. A solenidade aconteceu num clima descontraído, e contou com a apresentação dos integrantes da Orquestra de Viola de Hortolândia, além da presença de várias autoridades e populares. As honrarias foram entregues ao ex-prefeito de Hortolândia, Ângelo Augusto Perugini, ao ex-diretor jurídico da Câmara, João Francisco Mouco, e ao violeiro Osmar Lucianeti Quevedo, conhecido como Mazinho Quevedo.

O Presidente da Câmara, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL) presidiu a sessão, acompanhado da vereadora Clemilda Pereira, a Mida (PT), dos vereadores Gervásio Batista Pozza, o Gervásio (PT), Marcos Antônio Panício, o Mercadão (PT), Valdecir Alves Pereira, o Nego (SDD) e ainda, do Prefeito Antonio Meira, que compuseram a mesa de honra.

“Estamos nos propondo a entregar a maior honraria da cidade de Hortolândia à três figuras históricas de nossa cidade, pessoas que foram e são de grande importância para Hortolândia”, enfatizou Paulão durante a cerimônia.

Dois títulos foram entregues pelo vereador Nego. O parlamentar foi o autor do Decreto Legislativo nº 125/2013 que concedeu o título ao ex-prefeito Ângelo Perugini, e também do Decreto Legislativo nº 137/2013, que concedeu a honraria ao ex-diretor Jurídico da Casa, João Francisco Mouco. “O Ângelo é e será considerado nosso eterno prefeito, pessoa que sempre colaborou com a nossa cidade, homem íntegro, e que merece todo o nosso carinho; o Doutor João Mouco é uma pessoa pela qual tenho muito apreço, pois prestou muitos serviços ao município e a nossa população, ajudando a todos, sem distinção”, discursou o parlamentar.

O outro título foi entregue pelo vereador Gervásio, autor do Decreto Legislativo nº 132, que concedeu a honraria ao violeiro Mazinho Quevedo. “A música sertaneja lembra as raízes do nosso povo. A prova disso é a nossa Orquestra de Viola, que recebeu aulas do mestre Mazinho Quevedo, e o título é apenas uma forma de agradecimento pela contribuição pelo resgate da cultura da nossa cidade”, explicou Gervásio, durante a entrega do título ao violeiro.

Ao final da solenidade, Mazinho Quevedo, ao lado da Orquestra de Viola do município, cantou e tocou várias modas de viola, encerrando a cerimônia com a apresentação de clássicos da música de raiz como “O Menino da Porteira”.

HOMENAGEADOS. O ex-prefeito petista de Hortolândia, Ângelo Perugini, nasceu em Jacutinga (MG), se mudou para Hortolândia em 1981, onde lutou por várias causas na cidade, enquanto a cidade ainda fazia parte de Sumaré. Fez parte da fundação do PT e fez da militância política uma ferramenta de luta em favor da comunidade e dos excluídos, como ressalta a justificativa do Projeto que concedeu o título ao político.

Perugini também foi vereador em Sumaré (1989/1992), disputou as eleições para prefeito de Hortolândia em 1992, em 1996 se elegeu vice-prefeito da cidade para mandato de 2007/2000. Tornou-se chefe maior da cidade de Hortolândia em 2004 e foi reeleito em 2008. Foi presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em 2006, conquistando recursos de R$ 500 milhões para a região para investimento nas áreas de Habitação, e saneamento, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento); e também presidiu em 2008 o Consórcio das Bacias do PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

O ex-diretor Jurídico da Câmara de Hortolândia, João Francisco Mouco, nasceu em Fernandópolis (SP), mudou-se menino para Hortolândia, quando ainda era Jacuba, distrito da cidade de Sumaré. Formado em Direito, prestou durante 20 anos serviços para o Poder Legislativo Hortolandense, como comissionado e funcionário de carreira.

Já o violeiro Mazinho Quevedo. nasceu em Adamantina (SP). Mazinho é cantor, compositor e instrumentista. Aprendeu a tocar viola aos 10 anos influenciado pela música caipira. Atualmente é um dos apresentadores do programa Caminhos da Roça, da EPTV, onde tem um quadro sobre música. Em Hortolândia desenvolve trabalhos com a Orquestra de Viola Caipira, ensinando a metodologia da viola aos músicos, e também iniciou no meio deste ano o Projeto Viola na Escola, visitando unidades estaduais para incentivo da música e da cultura raiz.