Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Destaques na cidade recebem diploma Zumbi dos Palmares

Destaques na cidade recebem diploma Zumbi dos Palmares

Onze pessoas foram homenageadas por trabalhos de destaque em ações de inclusão racial

A Câmara Municipal de Hortolândia entregou no último dia 30 de novembro o Diploma e a Medalha de Honra Zumbi dos Palmares foram entregue para nove dos onze homenageados, em sessão solene no plenário. Estas pessoas se destacaram em ações sociais de inclusão racial na cidade de Hortolândia. Na mesma noite ainda foram empossados os titulares e suplentes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Hortolândia. Estiveram presentes no evento, o presidente da Câmara, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL), o vereador Cleuzer Marques de Lima, o John Lenon (PT), e a secretária de Chefia de Gabinete, Sandra Fagundes Freire, representando o prefeito Antonio Meira (PT).

Foram homenageados Aldacir Fonseca, Professora Andréia Borelli, Caroline Felipe Jango Feitosa, Professor José Robinson Costa Salgado, 'Omidewá' Liliana de Souza Brito dos Santos, Pai Maurício “Ajala de Exu”, Neli Josefa Honora, Samuel de Souza Rosa e Valdir Luiz Saraiva Gallo. Felipe Alves Tavares e Mara Ester da Silva não compareceram na cerimônia. As homenagens foram dadas através de dois Projetos de Decreto Legislativo, o nº 15 de autoria do presidente e do vereador John Lenon e o segundo de nº 16, de autoria do presidente.

Durante a sessão solene, Paulão ressaltou a importância do trabalho realizado pelos homenageados. “Temos que referendar os trabalhos feitos por negros e brancos que visem dar um ponto final nesta prática racista da sociedade brasileira. Entregar este diploma é reconhecer o que temos na cidade e que, às vezes, passa despercebido. Somos vários os envolvidos neste enfrentamento para pôr a desigualdade das raças”.

A professora Caroline, ao discursar na tribuna, falou da importância desta iniciativa. “Fico feliz com a iniciativa. Trazer à tona a discussão da desigualdade racial em Hortolândia é importante. Estudo essa área há sete anos e vemos que é preciso inserir o assunto na pauta política, escolar e cultural. Nós que trabalhamos na área de Educação sabemos o quanto ainda é grande o preconceito efetivo dentro das escolas. O Governo Estadual já adota medidas dentro das escolas para este enfrentamento e é necessário que medidas locais venham também a este encontro. Dar visibilidade é possibilitar o enfrentamento”, comentou.

O professor Robinson também discursou e falou da importância da busca do negro pela educação, pois ela seria a chave para a liberdade. “O negro tem que ir para a escola, tem que melhorar suas áreas de saber, como fazem os brancos. Muitas lutas foram travadas de forma individual, A escola é o caminho para conseguirmos a tão sonhada liberdade e o reconhecimento de que somos capazes de sermos cidadãos e iguais, pois ela nos faz sábios em muitos níveis de conhecimento, Faço ecoar que não devemos esperar que nada caia do céu, devemos ir à luta e mostrar nosso valor cultural e intelectual, pois nosso status será reconhecido pelos nossos feitos e não pelas nossas queixas”.

HONRARIA. Criado em 2009, pelo vereador Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL), atual presidente da Câmara, a honraria é concedida para pessoas da cidade que desenvolveram ao longo do ano ações voltadas para o resgate da Cultura Afro-Brasileira, e disseminando trabalhos que ajudam a combater a discriminação racial no município de Hortolândia.

CONSELHO. Após a sessão solene da Câmara, foi realizada a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Hortolândia. Foram indicados 12 conselheiros e 12 suplentes, sendo metade deles do Poder Executivo (Secretarias de Saúde; Cultura; Meio Ambiente; Educação; Indústria, Comércio e Serviços e Habitação) e a outra metade da sociedade civil. Estes conselheiros e suplentes terão um mandato de dois anos por ser o primeiro e em seguida será feita uma eleição para escolher os novos integrantes com mandato de quatro anos. O objetivo do Conselho é formular “diretrizes e promover atividades que visem os direitos da comunidade negra, eliminando a discriminação que a atinge, bem como sua plena inserção na vida socioeconômica e política cultural”, segundo a Lei 2.127/2008, que criou o Conselho.