Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara homenageia 11 pessoas de destaque em ações de inclusão racial

Câmara homenageia 11 pessoas de destaque em ações de inclusão racial

Decretos Legislativos concedem diploma e medalha de mérito Zumbi dos Palmares

No mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Hortolândia, homenageará 11 pessoas que se destacaram na cidade através de ações sociais de inclusão racial. Será realizada uma sessão solene no plenário Geraldo Costa Camargo, no Poder Legislativo, a partir das 18h, no dia 30 de novembro (sábado) para o recebimento das homenagens. A entrega da honraria será feita após a posse do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Hortolândia.

Receberão o Diploma e a Medalha Aldacir Fonseca, Professora Andréia Borelli, Caroline Felipe Jango Feitosa, Felipe Alves Tavares, Professor José Robinson Costa Salgado, 'Omidewá' Liliana de Souza Brito dos Santos, Mara Ester da Silva, Pai Maurício “Ajala de Exu”, Neli Josefa Honora, Samuel de Souza Rosa e Valdir Luiz Saraiva Gallo.

Para conceder a honraria foram criados dois Projetos de Decreto Legislativo nº 15 e 16, o primeiro de autoria dos vereadores Paulão e Cleuzer Marques de Lima, o John Lenon (PT), e o segundo do vereador Paulão.

HONRARIA. Criado em 2009, pelo vereador Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL), atual presidente da Câmara, a honraria é concedida para pessoas da cidade que desenvolveram ao longo do ano ações voltadas para o resgate da Cultura Afro-Brasileira, e disseminando trabalhos que ajudam a combater a discriminação racial no município de Hortolândia.

CONSELHO. No mesmo dia da entrega do diploma e da medalha será empossado o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Hortolândia. Foram indicados 12 conselheiros e 12 suplentes, sendo metade deles do Poder Eecutivo (Secretarias de Saúde; Cultura; Meio Ambiente; Educação; Indústria, Comércio e Serviços e Habitação) e a outra metade da sociedade civil. Estes conselheiros e suplentes terão um mandato de dois anos por ser o primeiro e em seguida será feita uma eleição para escolher os novos integrantes com mandato de quatro anos. O objetivo do Conselho é formular “diretrizes e promover atividades que visem os direitos da comunidade negra, eliminando a discriminação que a atinge, bem como sua plena inserção na vida socioeconômica e política cultural”, segundo a Lei 2.127/2008, que criou o Conselho.