Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Ensino para jovens e adultos é debatido em reunião

Ensino para jovens e adultos é debatido em reunião

Vereador Edivaldo esteve presente no encontro, no Parque Orestes Ôngaro

Após a realização de uma pesquisa que foi feita com o intuito de descobrir o interesse na continuidade de estudos do ensino fundamental e médio, para jovens e adultos, o vereador Edivaldo Sousa Araújo, o Edivaldo (PSB), esteve presente em uma reunião na EMEIF do bairro Orestes Ôngaro, na noite desta quinta-feira (21 de novembro).

O objetivo principal da reunião foi o de avaliar o interesse dessas pessoas na inclusão do EJA (Ensino para Jovens e Adultos) e posteriormente, a continuidade dos estudos para os interessados. A reunião contou com a presença de moradores do bairro, e além do vereador, participaram do encontro a Diretora do Departamento de Ensino Fundamental e EJA, Kelly Tamashiro e a Diretora do Departamento Administrativo de Educação do Município, Luciana Aparecida Brandão Fonseca.

Luciana explicou que a partir do ano que vem será oferecido transporte a todos os interessados em fazer o EJA, no Jardim Nova Hortolândia (bairro mais próximo do Parque Orestes Ôngaro). A escola do Jardim Nova Hortolândia, atualmente atende uma média de 1.000 alunos do EJA, de 1 ª a 8ª séries. A diretora informou ainda, que a Secretaria de Ensino Municipal fará encaminhamento à Rede Estadual de Ensino, dos interessados em fazer ou concluir o ensino médio.

Luciana agradeceu a presença do vereador Edivaldo, e a oportunidade de poder explicar aos interessados a importância da retomada dos estudos. “O progresso da população está na educação e é muito importante ver o Legislativo atuando nesse sentido”, declarou a diretora.

EJA no Município

Atualmente o Ensino para Jovens e adultos em Hortolândia possui cinco núcleos, que está dividido entre os seguintes bairros: Boa Esperança, Jardim Amanda, Centro, Rosolém e Jardim Novo Ângulo.

Na próxima segunda-feira (25 de novembro), os interessados em fazer o EJA devem comparecer na Secretaria da EMEIF do Parque Orestes Ôngaro até as 21horas, ou na Secretaria Municipal de Ensino para fazer as inscrições.

As inscrições são abertas para pessoas a partir de 16 anos, que não tenham feito ou concluído o ensino fundamental e médio. Os documentos necessários para fazer a inscrição são os seguintes: RG, Comprovante de residência e uma foto 3X4. As aulas começarão no início de fevereiro, e cada aluno receberá um kit escolar, elaborado especialmente para os estudantes jovens e adultos.

Para os alunos do EJA será oferecido jantar antes do início das aulas. De acordo com a Diretora do Ensino Fundamental e do EJA no Município, a refeição é necessária porque a maioria das pessoas vão do trabalho direto para a escola. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 19 às 22h30.

Ao final da reunião, o vereador Edivaldo se mostrou satisfeito com a participação dos interessados. “É muito importante que as pessoas tenham consciência de que a educação é para todos, independente da idade, e que nunca é tarde para se iniciar ou concluir os estudos”, comentou Edivaldo.