Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Principais problemas do município são expostos em maquetes no Legislativo

Principais problemas do município são expostos em maquetes no Legislativo

Alunos do 9º ano da Escola Estadual Manoel Ignácio da Silva foram recebidos por parlamentares

Com a intenção de mostrar os problemas enfrentados por nossa cidade em áreas como a saúde, segurança, educação, transporte e mobilidade urbana, entre outros, cerca de 15 alunos da Escola Estadual Manoel Ignácio da Silva estiveram na sede do Poder Legislativo na manhã desta quinta-feira (21 de novembro), onde expuseram aos vereadores, maquetes referentes aos temas.

Os estudantes foram coordenados pela Professora Andreia Rodrigues Monção, que ministra aulas de Geografia para os discentes do 9º ano da escola. A intenção da mostra das maquetes, de acordo com ela, é o levantamento das principais necessidades enfrentadas hoje no município, envolvendo assuntos relacionados a direitos humanos e organização e planejamento da cidade.

Foram confeccionadas 20 maquetes ao todo, cada uma representando uma região/bairro de Hortolândia. Sob a ótica dos alunos, eles demonstraram nas maquetes o bairro como ele é, e como eles gostariam que fosse.

O projeto para a construção das maquetes durou dois meses, e contou também com a participação dos pais, além do envolvimento de 30 alunos, com faixa etária entre 13 e 15 anos, divididos em dois grupos. Entre os adolescentes que participaram do projeto, está a aluna Pâmela Kelly F. Castanho, que é deficiente auditiva. Ela contou com a ajuda da Professora Interlocutora Raquel Cenzi, que a auxiliou durante a duração do programa.

“A expectativa aqui é o aprendizado destes adolescentes; com este projeto eles tiveram a oportunidade de olhar nossa cidade como um todo, apontando seus problemas e principais necessidades. Isso fará com que se tornem cidadãos conscientes, e que mais tarde cobrem ações efetivas para a minimização desses problemas”, comentou Andreia.

O vereador Ananias José Barbosa, o Ananias (PSDB) que recepcionou os alunos e acompanhou o andamento de todo o projeto, parabenizou a iniciativa dos alunos, pais e professores. O parlamentar agradeceu a visita dos alunos da Escola Manoel Ignácio da Silva, e se disse honrado com a brilhante exposição de maquetes, onde os estudantes puderam mostrar aquilo que sonham ser e ter na cidade de Hortolândia.

“Fico sempre feliz quando vejo a participação dos jovens, por sinal bastante ativos e cientes realmente do que querem. Parabéns a todos os alunos, professores, diretora, coordenadora, enfim, todos que adotam iniciativas dessa natureza”, concluiu Ananias ao final da exposição.