Presidente da Câmara ministra palestra sobre política para alunos da FAM
Alunos do curso de Relações Públicas discutiram política com Presidente Paulão nesta segunda-feira
Buscando propagar o trabalho do Poder Legislativo aos jovens, o presidente da Câmara Municipal de Hortolândia, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL), esteve na última segunda-feira (11 de novembro) na FAM (Faculdade de Americana) ministrando uma palestra. A conversa foi feita com alunos do curso de Relações Públicas, na disciplina do 6º semestre de Gestão Pública.
O presidente, que está em seu quarto mandato de vereador, explicou sobre política, constituição e sobre a emancipação da cidade de Hortolândia. “Eu tive o prazer de fazer parte da história da minha cidade, e me envolvi muito nestes projetos graças aos professores que me incentivaram a estudar e desenvolver meu ativismo”, comentou com os estudantes.
Os alunos ainda tiveram explicações de como funcionam os Poderes Executivo e Legislativo e sobre como trabalham em conjunto. O vereador também instigou os jovens a serem mais participativos na sociedade, com o voto consciente, o acompanhamento do trabalho dos prefeitos e vereadores de suas cidades. “Vocês e toda a população precisam checar as contas do seu município, saber o que está sendo feito. Verificar se há problemas e ver se tudo o que está escrito realmente está sendo feito. Vocês também são fiscalizadores”, reforçou.
Várias perguntas foram feitas pelos estudantes, entre os assuntos principais estavam como os vereadores entram em contato com a população e sobre mecanismos para divulgação de atos. Um deles questionou sobre como são passados aos munícipes sobre a votação do PPA (Plano Plurianual) e a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). “Eu, como presidente, sou obrigado a fazer uma audiência pública sobre o assunto, e, não só essa, mas todas as audiências, têm que ter ampla divulgação, através de panfletos e outdoors pelas ruas da cidade, chamando a população para participar”.
Por último o vereador ressaltou a importância do exercício da cidadania. “A mudança começa por nós mesmos, não adianta querer cobrar dos políticos se não começarmos a mudança por nós. Por isso escolham com consciência quem vocês colocam no Poder, pois esses serão os seus representantes”, finalizou.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia
Redes Sociais