Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Presidente da Câmara ministra palestra sobre política para alunos da FAM

Presidente da Câmara ministra palestra sobre política para alunos da FAM

Alunos do curso de Relações Públicas discutiram política com Presidente Paulão nesta segunda-feira

Buscando propagar o trabalho do Poder Legislativo aos jovens, o presidente da Câmara Municipal de Hortolândia, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL), esteve na última segunda-feira (11 de novembro) na FAM (Faculdade de Americana) ministrando uma palestra. A conversa foi feita com alunos do curso de Relações Públicas, na disciplina do 6º semestre de Gestão Pública.

O presidente, que está em seu quarto mandato de vereador, explicou sobre política, constituição e sobre a emancipação da cidade de Hortolândia. “Eu tive o prazer de fazer parte da história da minha cidade, e me envolvi muito nestes projetos graças aos professores que me incentivaram a estudar e desenvolver meu ativismo”, comentou com os estudantes.

Os alunos ainda tiveram explicações de como funcionam os Poderes Executivo e Legislativo e sobre como trabalham em conjunto. O vereador também instigou os jovens a serem mais participativos na sociedade, com o voto consciente, o acompanhamento do trabalho dos prefeitos e vereadores de suas cidades. “Vocês e toda a população precisam checar as contas do seu município, saber o que está sendo feito. Verificar se há problemas e ver se tudo o que está escrito realmente está sendo feito. Vocês também são fiscalizadores”, reforçou.

Várias perguntas foram feitas pelos estudantes, entre os assuntos principais estavam como os vereadores entram em contato com a população e sobre mecanismos para divulgação de atos. Um deles questionou sobre como são passados aos munícipes sobre a votação do PPA (Plano Plurianual) e a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). “Eu, como presidente, sou obrigado a fazer uma audiência pública sobre o assunto, e, não só essa, mas todas as audiências, têm que ter ampla divulgação, através de panfletos e outdoors pelas ruas da cidade, chamando a população para participar”.

Por último o vereador ressaltou a importância do exercício da cidadania. “A mudança começa por nós mesmos, não adianta querer cobrar dos políticos se não começarmos a mudança por nós. Por isso escolham com consciência quem vocês colocam no Poder, pois esses serão os seus representantes”, finalizou.