Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Unidade II do Centro de Qualificação Profissional é inaugurada

Unidade II do Centro de Qualificação Profissional é inaugurada

Vereadores estiveram presentes no local onde haverá qualificação profissional em costura industrial

A segunda unidade do Centro de Qualificação Profissional de Hortolândia foi inaugurada nesta quinta-feira, durante cerimônia no Jardim Terras de Santo Antônio. A nova unidade atenderá 60 bolsistas do Programa Qualifica Cidadão que terão formação na área de costura industrial por um período de 12 meses.

O curso oferecido no local é uma parceria da Prefeitura de Hortolândia com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e os bolsistas confeccionarão os uniformes dos estudantes da rede municipal de ensino, além de roupas para os profissionais da saúde do município. Além de confeccionar estas roupas, o importante deste projeto é oferecer aos bolsistas a retomada da caminhada profissional. No final do curso estas pessoas sairão com um diploma, uma qualificação, com reconhecimento nacional. Esperamos que eles não precisem ficar aqui por um ano, que sejam recolocados no mercado de trabalho antes de terminar o curso”, comentou o prefeito Antonio Meira (PT).

O presidente da Câmara Municipal de Hortolândia, o vereador Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL), também comentou da importância desta nova unidade. “Para muitos isto é um recomeço. Eles estão aqui com um propósito de confeccionar os uniformes das nossas crianças, mas este é apenas o começo, o limite quem cria são vocês”, encorajou o presidente.

Também estiveram presentes no evento os vereadores Adaílton Sá (PV), Edivaldo Souza Araújo (PSB), Gervásio Batista Pozza (PT), Jair Padovani (PSDB), José Nazareno Gomes, o Zezé (PT), Marcos Antonio Panício, o Mercadão (PT), Régis Bueno (PT) e Valdeci de Jesus (PROS), além de representantes do Senai e secretários municipais.

CAPACITAÇÃO. A capacitação em costura industrial terá duração de um ano, dividido em módulo teórico e prático. O Senai, por meio do Programa Comunitário de Formação Profissional, capacitou um instrutor da oficina, preparou a matriz didática e também ficará responsável pela supervisão pedagógica. O local conta com equipamentos de overloque, fechadeira de braço, bordadeira, reta e interloque, onde os bolsistas aprenderão a confeccionar acessórios de cama, mesa, banho e vestuário. Os aprendizes atendidos nesta unidade fazem parte do Programa Qualifica Cidadão, que oferece uma bolsa-auxílio ao desempregado no valor de R$ 510 mensais. Os atendidos pelo programa participam de atividades de qualificação e cumprem uma carga horária de 30 horas semanais em atividades para melhoria da cidade.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e Hortolândia