Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Instalação de lombadas no município é questionada por parlamentares

Instalação de lombadas no município é questionada por parlamentares

O assunto foi discutido em reunião pelos vereadores, junto às Secretarias de Planejamento Urbano e de Governo do município

A falta de lombadas em locais estritamente necessários, e a quantidade de pedidos feitas pelos munícipes aos vereadores referentes a esse problema, foi tema de uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (19 de setembro), na sede do Legislativo hortolandense. Com uma média de 140 pedidos já realizados, os vereadores solicitaram à Administração Municipal a realização de uma força-tarefa para a instalação de lombadas em todo o município.

Além dos parlamentares, estiveram presentes no encontro o Secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibom e a Secretária de Governo Renata Belufe. O principal objetivo da reunião foi o pedido de agilização para a instalação dessas lombadas, uma vez em que são implantadas uma média de quatro lombadas por mês em Hortolândia.

Outro pedido feito pelos vereadores, foi a realização de um estudo para a implantação de lombadas eletrônicas em avenidas e locais de trânsito intenso, onde haja maior concentração de tráfego, principalmente em horários de pico.

De acordo com o Secretário de Planejamento Urbano do município, já foram instaladas 48 lombadas no Jardim Amanda, em locais considerados críticos, e que dependiam dessa implantação com a máxima urgência. Zanibom garantiu que a força-tarefa será realizada, e que todos os casos serão estudados, dando prioridade para o início de instalação das lombadas aos locais com maior necessidade, como em frente às escolas, por exemplo.

Marcelo Zanibom comentou ainda, que todas as lombadas que forem instaladas no município a partir de agora serão cadastradas, além de receberem pintura e sinalização assim que forem confeccionadas, para garantir o cumprimento da força-tarefa.

O Secretário também discorreu a respeito da instalação da lombada eletrônica que foi implantada na linha férrea. “A instalação da lombada eletrônica naquele local se fez necessária porque foi uma exigência da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que ordenou a redução de velocidade para os automóveis que trafegam naquele trecho”. Hoje o limite máximo de velocidade para quem necessita atravessar a linha férrea no centro de Hortolândia, é de 30km/h, e o trecho é fiscalizado permanentemente pela ANTT.

Durante a reunião, o Presidente do Legislativo, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL), pediu ao Secretário que seja realizado um trabalho de conscientização a toda a população, sobre o porquê da implantação da redução de velocidade naquele local.

Assessoria De Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia