Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Políticas públicas de combate à violência doméstica são urgentes

Políticas públicas de combate à violência doméstica são urgentes

Vereadora Mida discutiu assunto durante encontro na Câmara de Campinas

Além do debate, a criação de políticas públicas de combate à violência doméstica são urgentes. O assunto foi amplamente discutido durante encontro da Frente Regional de Combate à Violência em Defesa dos Direitos das Mulheres, realizado nesta segunda-feira (5 de agosto), na Câmara Municipal de Campinas. A vereadora Clemilda Pereira, a Mida (PT), compareceu no evento e defendeu intensamente a criação destas políticas.

Mida ressaltou que a situação crítica vivida hoje pelas mulheres justifica a iniciativa de de parlamentares e instituições que atuam na defesa dos direitos da mulher na Região Metropolitana de Campinas (RMC) que pedem urgentemente para que ações mais concretas sejam tomadas. "As mulheres continuam sendo agredidas e muito pelos seus parceiros. Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública mostram, em média, cinco mil ocorrências por mês de lesão corporal dolosa (quando há intenção). E o pior é que passa o tempo e esses números não recuam nunca", constata a vereadora.

Preocupada com o assunto, Mida comentou durante o encontro que tem feito visitas e reuniões com lideranças dos bairros, em Hortolândia. "A conscientização de homens e mulheres para o tema é uma fase importante desse processo de libertação", disse. A vereadora também tem apoiado a organização de um Fórum de debates, que está programado para acontecer até o final deste ano na cidade, uma das atividades propostas pela Comissão Organizadora da Frente Regional.

Na reunião desta segunda, ficou definido, entre outras ações, que a Frente vai providenciar a confecção de material impresso para divulgação da Notificação Compulsória de casos de violência contra mulher pelos serviços de saúde, prevista em decreto federal, mas que não é seguido por todos os órgãos. Além disso, a Frente deve encaminhar uma Moção de Apelo ao Governo do Estado para que coloque em prática políticas públicas apontadas no Relatório Final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito.

A vereadora Mida destacou ainda a participação dos homens nessa discussão, sobretudo a disponibilidade do Vereador Carlão (PT), de Campinas, um dos idealizadores da Frente junto com a deputada Ana Perugini (PT), que na Assembleia Legislativa coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres. "Eu tenho um sonho: espero que um dia nenhuma mulher do mundo tenha que conviver com um parceiro violento apenas por uma questão de dependência financeira", desabafa a parlamentar hortolandense.

Frente. A Frente Regional de Combate à Violência em Defesa dos Direitos das Mulheres é composta por parlamentares, entidades da sociedade civil e movimentos sociais das 19 cidades que compõem a RMC (Região Metropolitana de Campinas).