Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Portadores de necessidades especiais enfrentam problema com locomoção e transporte em Hortolândia

Vereador Régis se reuniu com munícipes para discutir o assunto

Após ter sido procurado por diversos munícipes que estão enfrentando problemas com a locomoção de pessoas portadoras de necessidades especiais na cidade, o vereador Régis Bueno, o Régis (PT), esteve reunido com moradores da Vila da Conquista, na tarde desta quinta-feira (18 de julho), para buscar uma solução para o problema.

Também estiveram presentes no encontro, a Vice Prefeita e Secretária de Governo, Renata Belufe (PT), e a Secretária de Saúde de Atenção à Urgência e Emergência, Paula Andrea Nista.

Os moradores reclamam da falta de transporte para os portadores de necessidades especiais, que necessitam realizar tratamentos especializados em hospitais de outra cidade, como a Unicamp, por exemplo. Durante a reunião, um dos problemas discutidos, que tem tirado o sossego dos moradores, foi a ausência do micro-ônibus que fazia o transporte dessas pessoas, mas que por falta de um condutor para o veículo, desde o final do ano passado, este serviço não está mais sendo realizado.

Muitos pacientes enfrentam ainda, dificuldades como a falta de um veículo adaptado para a locomoção dos deficientes, pois a grande parte das ambulâncias que prestam o serviço para levar os pacientes aos locais de tratamento, não possuem espaço para carregar cadeiras de rodas. A maioria destas pessoas, estão dependendo, ainda, de ônibus para se locomover, uma vez que nem sempre conseguem agendamento nem mesmo com as ambulâncias do SAMU, que realizam o transporte de pacientes no município.

Outra situação grave com que estas pessoas se deparam, é que os ônibus possuem apenas um lugar disponível para o transporte de deficientes, o que acaba não sendo suficiente, pois nem sempre o lugar está desocupado. Muitos moradores, por sua vez, estão contando com favores de vizinhos que possuem automóvel, para conseguirem levar os parentes que necessitam realizar tratamentos e passar por consultas.

“Estamos enfrentando chuva, peso de cadeira de rodas e tantos outros problemas pelos quais não precisaríamos estar passando. Tem uma paciente, por exemplo, que está com câncer na coluna e tem muita dificuldade para se locomover. Esta situação está ficando cada vez pior, sem contar que muitas mães precisam carregar as crianças deficientes no colo, por falta de veículos adaptados”, desabafou a dona de casa e anfitriã da reunião, Lucimar Ferreira da Costa, que é moradora do bairro e tem esposo cadeirante.

Os moradores se queixam ainda, que as ambulâncias do SAMU não estão realizando atendimento, e que o setor de agendamento alega que não realiza atendimento sem agendamento prévio. “É necessário que haja fiscalização na central de ambulâncias. Muitos deficientes têm sido vítimas também de maus-tratos, pois isso que estamos enfrentado é falta de humanização. A assistente social da central de ambulâncias chega até agendar o transporte, mas quase nunca tem vaga para o atendimento desses pacientes, o que acaba sendo constrangedor e humilhante”, conclui Lucimar.

SOLUÇÕES

Ao longo do encontro, Paula Nista, Secretária de Atendimento de Urgência e Emergência ouviu atentamente os problemas relatados pelos munícipes, e garantiu que a Secretaria, a partir de agora vai assumir a responsabilidade pelo transporte desses pacientes. De acordo com a Secretária, os pacientes eletivos que necessitam de tratamento na Unicamp terão prioridade de atendimento. Ela também assegurou que cada região do município terá um veículo disponível, para que não haja sobrecarga e não falte atendimento a ninguém.

“A central de ambulâncias a partir de agora está subordinada ao setor de urgência e emergência, o que garante que estas pessoas não enfrentarão mais esses problemas. Além disso, faremos a locação de duas vans adaptadas, para suprir a demanda do transporte desses pacientes”, afirmou Paula Nista.

“Essa reunião com estes moradores e pacientes foi muito importante, pois essa situação não pode continuar como está; vou ser um lutador incansável para cobrar o direito dessas pessoas, que merecem muito respeito”, concluiu o vereador Régis, ao final da reunião.