Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Implantação de Instituto de Criminalística no Município é proposto em Moção

Implantação de Instituto de Criminalística no Município é proposto em Moção

Vereador João Pereira debateu sobre a falta do órgão em Hortolândia durante sessão

Indignado com a demora do atendimento do Instituto de Criminalística de Americana a um motociclista, que morreu após a colisão com um ônibus na Avenida Olívio Franceschini na madrugada do último dia 16, o vereador João Pereira da Silva, o Professor João Pereira (PR), apresentou na sessão desta terça-feira (21 de maio), a Moção de nº 118/2013, de apelo ao Governador Geraldo Alckmin pela implantação de um Instituto de Criminalística (IC) no município de Hortolândia.

Na propositura João Pereira destaca que o corpo do motociclista foi removido da avenida depois de sete horas e meia, sendo liberado somente após a chegada da perícia do IC. Durante a espera pela remoção do corpo do rapaz, uma faixa da avenida ficou interditada, atraindo a atenção de curiosos e atrapalhando o tráfego de veículos e pedestres no local.

No entanto, o vereador esclareceu na Moção que seria uma injustiça responsabilizar os profissionais do IC de Americana por essa demora, uma vez em que o órgão é responsável não só pelas perícias em Americana e Hortolândia, mas também em outras cidades como: Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D'Oeste e Sumaré.

João Pereira ainda defendeu na propositura que a implantação de um IC no município acabaria com o problema da espera e falta de respeito, que é enfrentado muitas vezes por famílias que perdem seus entes queridos, vítimas de acidentes ou de crimes.

“O corpo ficou das 2h da madrugada até as 9h30 da manhã estendido no chão; recebi várias denúncias pelo facebook e twitter de mães que presenciaram a cena do corpo do rapaz caído, com sangue escorrendo pela avenida, quando estavam levando seus filhos para a escola. Precisamos de dignidade tanto na vida quanto na morte, e respeito ao ser humano; não podemos presenciar uma cena dessa e fingir que simplesmente nada aconteceu”, debateu o vereador durante o uso da tribuna.

A Moção foi aprovada por todos os vereadores presentes, e será encaminhada ao Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ao Prefeito Antônio Meira (PT), à Deputada Estadual Ana Perugini (PT) e a todos os Secretários Municipais.