Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Acessibilidade

Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara de Araucária (PR) conhece Sistema Eletrônico do Processo Legislativo da Câmara de Hortolândia
Início do conteúdo da página

Câmara de Araucária (PR) conhece Sistema Eletrônico do Processo Legislativo da Câmara de Hortolândia

Funcionários estiveram na Câmara de Hortolândia para conhecer sistema de Processo Legislativo Eletrônico

A tecnologia usada pela Câmara Municipal de Hortolândia em seu processo legislativo chamou a atenção de equipe da Câmara de Araucária (PR). O diretor jurídico Samuel Almeida da Silva, o diretor de informática, Odair Cruz e o coordenador da mesma área, Jelson Kosiba, estiveram na manhã desta quinta-feira (25 de abril) conhecendo como funciona o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) e o SEPL (Sistema Eletrônico do Processo Legislativo).

Os representantes da Câmara de Araucária foram recebidos pelo presidente Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL), pelo secretário-geral da Câmara, Eliseu Lutero Mégda, pelo assessor jurídico Luiz Fernando de Toledo, responsável pela Secretaria Legislativa, e os responsáveis pela informática, Fagner Gonçalves e Alexandre Maruyama.

Segundo o diretor jurídico da Câmara paranaense, o trabalho desenvolvido na Câmara Hortolandense é muito bom. “Conhecemos o trabalho daqui por meio da internet mesmo, e viemos conhecer. Estamos conversando para ver se conseguimos fazer uma parceria”, comentou ele.

O responsável pela Secretaria Legislativa, Luiz Fernando, informou que todo o processo foi apresentado aos visitantes, que se mostraram interessados no sistema. Agora a Câmara de Araucária avaliará a necessidade e a possibilidade de fazer uma parceria com a Câmara de Hortolândia para modernizar seu processo, usando o sistema hortolandense.

SAPL/SEPL. A Câmara de Hortolândia é referência no país no que se trata de informatização de seu Processo Legislativo. Inicialmente foi usado o sistema oferecido pelo Programa Interlegis, criado pelo Senado, mas modificações foram feitas pela equipe de informática da casa para melhor adaptação aos trabalhos.

Hoje todo o processo é feito pela internet, o que elimina o uso excessivo de papel e o torna extremamente ágil. “Temos um sistema diferenciado das outras cidades, muitas funcionalidades são automatizadas, resultando em uma maior eficiência. A Câmara de Hortolândia é a única que pratica o Processo Legislativo Eletrônico por completo, outras Casas de Lei usam o sistema apenas como apoio”, ressaltou Luiz Fernando.

Transparência. A utilização deste sistema garante transparência total do processo legislativo. Qualquer cidadão pode ter acesso aos trâmites de Projetos de Lei apresentados pelos vereadores e também pelo Poder Executivo. “É uma maneira de a população saber o que acontece dentro do Poder Legislativo. Isso faz com que ela se sinta mais segura e se mantenha informada sobre as aprovações de projetos, e que tenha dados para checar se tudo o que foi aprovado está em andamento na cidade”, comentou o presidente da Câmara.

Valinhos. O presidente da Câmara de Valinhos, Lourival Messias de Oliveira (PT), também esteve nesta quinta-feira na Câmara conhecendo o sistema. Ele também se mostrou interessado com as possibilidades que o sistema oferece. “Ele disse que estudará a possibilidade de um convênio para a implantação do sistema”, explicou Luiz Fernando.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia

Fim do conteúdo da página