Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Donos de escolas pedem aumento de repasse do bolsa-creche

Donos de escolas pedem aumento de repasse do bolsa-creche

Vereadores estiveram presente em reunião com secretária de Educação e donos de escolas

O aumento do repasse do bolsa-creche é a reivindicação feita pelos donos de escolas infantis particulares de Hortolândia que atendem crianças para a Administração Municipal. Esta reivindicação foi passada na tarde desta terça-feira (17 de abril) para a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, durante reunião realizada no Centro de Formação dos Profissionais de Educação “Paulo Freire”. O presidente da Câmara, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL), e os vereadores Adaílton Sá (PV), Clemilda Pereira, a Mida (PT), Gervásio Bastista Pozza (PT) e Valdeci de Jesus (PRP) estiveram presentes durante o encontro.

Os donos das escolas pedem que a Prefeitura aumente o repasse feito a elas para atendimento de crianças que o ensino público não consegue suprir. Atualmente eles recebem R$ 270 por criança em período integral, o que segundo eles, seria insuficiente para oferecer 4 refeições, banho, brinquedos, e professores qualificados. “Atendemos hoje mais de 2 mil crianças para a Prefeitura em 38 escolas particulares. Com o valor repassado não estamos mais conseguindo manter as escolas. Nosso pedido é que o repasse seja equivalente ao de Sumaré que é de R$ 344”, comentou Aílton Meneses, dono da escola Trilha das Letras.

O primeiro contato dos proprietários pedindo ajuda para solucionar o problema foi feito através do vereador Valdeci de Jesus. “Eles me procuraram pois estão no limite. Tivemos uma reunião inicial realizada na Câmara e entramos em contato com a Prefeitura para tentar resolver esta situação. Esta reunião mostra como há realmente um interesse de se chegar a um denominador em comum”, comentou o vereador.

Durante a reunião a secretária de Educação informou que já está estudando uma maneira de resolver o problema enfrentado pelas escolinhas particulares. “Este é o nosso primeiro encontro, sei que as coisas já estão sendo negociadas há um bom tempo, mas estamos estudando para ver como solucionaremos o problema dentro da legalidade. O repasse será aumentado, só preciso ajustar tudo para que consigamos fazer tudo da maneira correta”, comentou.

Ao final da reunião foi montada uma comissão para dar continuidade à discussão. Esta comissão se reunirá novamente na próxima semana com funcionários da secretaria de Educação para debater os assuntos e tomar as medidas necessárias para que o problema seja solucionado. “A criação da comissão vai ajudar a agilizar os trabalhos para forcarmos nossos esforços na educação das nossas crianças”, comentou o presidente.

Os vereadores presentes já estavam envolvidos na causa e mostraram que estarão dispostos a ajudar no que for preciso. A vereadora Mida ressaltou que é preciso dar condições para que os donos de escolas trabalhem e atendam da melhor maneira possível as crianças, que são o futuro da cidade.

Gervásio comentou que foi um dos defensores da criação do bolsa-creche e que ele ainda é importante para suprir as necessidades de educação infantil em Hortolândia. Adaílton disse que está disposto a ajudar ao Executivo no que puder para solucionar o problema destes donos de escola que disponibilizam seu tempo para cuidar das crianças.