Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Acessibilidade

Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Reunião no Orestes Ôngaro discute saúde, transporte e planejamento
Início do conteúdo da página

Reunião no Orestes Ôngaro discute saúde, transporte e planejamento

Vereador Edivaldo chamou representantes da Prefeitura para dar explicações aos moradores


Buscar uma melhora no atendimento à população do bairro Orestes Ôngaro na área da saúde, foi o que motivou a reunião realizada no PSF (Posto de Saúde da Família) na manhã desta sexta-feira (22 de março). O encontro foi uma iniciativa do vereador Edivaldo Souza Araújo (PSB), devido ao descontentamento da população em relação à saúde. Na reunião também foram abordadas questões sobre o transporte. Estiveram presentes o secretário de Saúde de Atenção Básica, Lourenço Daniel Zanardi, o Dr Rodrigo Ferreira, diretor de Promoção de Saúde, a Enfermeira Apoiadora das Equipes de Saúde do Vila Real, Cione Aparecida Barbosa Leite, o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon, e o diretor de transporte, Aparecido Serafim.

Os mroadores do bairro estão descontentes com o atendimento oferecido à população no PSF local. Eles comentaram desde as enormes filas do agendamento mensal até problemas com atendimento e encaminhamento dos pacientes. Todos os questionamentos foram acatados pela equipe de Saúde que esteve no local e serão avaliadas. Uma nova reunião será realizada no dia 4 de abril para debates e definição de soluções.

Também ficou definido que será reativado o Conselho de Saúde do bairro para discutir os problemas mensalmente. “Vamos montar novamente esse conselho, assim os problemas serão discutidos com mais rapidez pela população e isso facilitará o acesso aos problemas pela secretaria e a resolução mais rápida dos mesmos”, afirmou o vereador.

O Dr Rodrigo chegou a comentar sobre a falta de médicos, um dos questionamentos feitos pelos moradores. “Nosso objetivo é colocar um médico generalista em cada PSF para fazer atendimento de crianças, adultos e ginecológicos, mas há falta de médicos em todo o país e como todos, Hortolândia também sofre para trazer especialistas”, afirmou.

O secretário de Saúde reforçou que o objetivo é atender a toda a população da melhor forma possível e por isso há um investimento grande na manutenção da saúde e não mais na cura de doenças. “Temos o projeto Viva Mais, queremos que a população tenha equilíbrio mental e físico, pois assim evitamos que adoeçam. Esse trabalho diminuirá as filas nos hospitais e procura pelas unidades de saúde. Teremos uma população mais saudável que utiliza bem menos o sistema de saúde de urgência e emergência”, ressaltou Zanardi.

Foi passado à população, ainda durante a reunião, que será construída uma acemia ao ar livre com verba do Governo Federal e também um Ponto de Cultura para aulas de violão, sala de informática e outros cursos.

Transporte. Questões sobre o serviço de transporte também foram passados na manhã desta sexta. O diretor de Transporte, Serafim, informou que haverá modificação das linhas para melhor atender à população. Serão canceladas as linhas metropolitanas que passam por dentro dos bairros e serão disponibilizados ônibus do transporte municipal. “Os ônibus levarão os passageiros até o terminal e eles farão a integração. A quantidade de ônibus também aumentará. Em horários de pico serão oferecidos ônibus de 15 em 15 minutos e nos outros horários com intervalos de 30 minutos, o que também acontecerá aos finais de semana”, garantiu.

Todas essas mudanças fazem parte o Plano Diretor de Transporte implantado na cidade. Também serão disponibilizadas duas linhas especí9ficas para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), saindo diretamente do terminal metropolitano. As modificações já devem começar em abril.

Planejamento Urbano. O secretário da pasta, Zanibon, também comentou com a população sobre as obras para o bairro. “Nosso objetivo é urbanizar a área do bairro que tem a erosão e transformar em um lago, dentro de um parque linear, que começa no Orestes Ôngaro e vai até o IFEST (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)”.

Também foi informado que a implentação do sistema de esgoto deve ser concretizada entre o final do ano e começo de 2014 e que a mobilidade urbana no local, assim como em toda a cidade, será melhorada.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia

Fim do conteúdo da página