Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Enchentes no Município são questionadas em sessão

Enchentes no Município são questionadas em sessão

Vereador Mercadão apresentou dois Requerimentos sobre o problema que afetou vários bairros

Procurado por moradores que sofreram inúmeros estragos em suas residências causados pelas chuvas dos últimos dias e comerciantes que tiveram seus estabelecimentos invadidos por um grande volume de água, o vereador Marcos Antônio Panício, o Mercadão (PT) apresentou dois Requerimentos referentes ao escoamento de águas pluviais em Hortolândia, que foram aprovados por unanimidade na sessão desta terça-feira (12 de março).

O primeiro Requerimento foi o de n° 228/2013, que solicita informações sobre o escoamento de água entre as ruas Argolino de Moraes, Geralda Denadai e Zacharias Costa Camargo, na região central da cidade. Na propositura, o parlamentar destaca que a força da água que desce por essas ruas é muito grande, e causa a invasão dos estabelecimentos comercias que funcionam na localidade, além de interromper o tráfego de veículos e impedir a passagem de pedestres, principalmente em frente ao Supermercado São Vicente, onde se forma uma espécie de “bacia d'água”.

O Requerimento seguinte, de nº 229/2013, solicita informações sobre o projeto de escoamento de água das ruas Pietro Rochi, Joaquim P. de Oliveira, Geraldo Denadai e Oreste Denadai, no Jardim das Paineiras. O vereador explica no Requerimento que durante as últimas chuvas deste mês, várias casas que ficam no entorno do Shopping, foram alagadas e isso trouxe muitos transtornos aos moradores do local.

“O problema das recentes inundações no Jardim das Paineiras não é a água do Rio Jacuba, como muitas pessoas pensam, e sim as águas da chuva que descem das ruas da parte alta do Remanso Campineiro, e se concentram ali”, comentou o vereador Gervásio Batista Pozza (PT), durante o uso da tribuna na discussão dos Requerimentos. Ainda segundo Gervásio, o problema de acúmulo de água em frente ao Supermercado São Vicente se deve em razão de que, no local existe uma boca de lobo, mas com uma abertura muito pequena, que acaba não dando conta do volume de água que desce das ruas da região central.

O vereador Jair Padovani (PSDB) também fez uso da tribuna para discutir o Requerimento, e afirmou que já existe um projeto para construção de galeria de águas pluviais para a região no entorno do Shopping, o que acabaria definitivamente com as inundações. “Sabemos que nestes últimos dias choveu quase a média do mês inteiro, mas, esse projeto precisa ser colocado em prática urgentemente, pois só assim esse problema vai ser resolvido”, ressaltou Padovani.

Os Requerimentos serão encaminhados ao Poder Executivo, que terá 15 dias úteis de prazo para responder aos questionamentos do parlamentar.