Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Situação de famílias do Boa Esperança é tema de Requerimento

Situação de famílias do Boa Esperança é tema de Requerimento

Muitos moradores de área de risco tiveram suas casas destruídas pelas chuvas dos últimos dias

A forte chuva que caiu na última quinta feira (07 de março) provocou muitos estragos por vários locais do Município, mas em especial causou grande prejuízo a algumas famílias moradoras do Jardim Boa Esperança. Atento á situação destas famílias que contabilizaram perdas materiais e muitos danos emocionais, o vereador Regis Bueno (PT) apresentou o Requerimento de n° 219/2013, que solicita informações sobre a situação das famílias da Rua na Mina, no Jardim Boa Esperança na sessão desta terça-feira (12 de março).

No Requerimento, Régis explica que muitas dessas famílias estavam para ser alocadas para outros lugares, pois a localidade é considerada área de risco. Algumas pessoas tiveram que se abrigar em casas de parentes e amigos, porém, a maioria foi pega de surpresa com a tempestade deste dia, e não teve tempo hábil para se retirar dali.

O vereador fez uso da palavra na tribuna para descrever a situação dessas famílias após as chuvas. ''É lamentável o que ocorreu com essas famílias. Infelizmente esse fato não é recente, pois já vem acontecendo há algum tempo. As pessoas daquela região têm que ser removidas daquele local e não podem ficar à mercê das chuvas, olhando para o horizonte, preocupadas com a mudança do tempo. Precisamos fazer algo por essas famílias, e isso tem que ser urgente”, declarou o parlamentar.

Régis também explicou que alguns entraves e burocracias administrativas como a parte de documentação acarretam na demora da remoção destas pessoas para habitações em programas como o “Minha Casa Minha Vida”, e que o valor do auxílio aluguel é na maioria das vezes muito pouco para ajudá-las. O vereador esteve no local no dia da chuva para verificar a necessidade das famílias e no dia seguinte, acompanhado do vereador Edimilson Marcelo Afonso, o Zaca (PSB) e de agentes da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, acompanhou a distribuição de produtos de higiene, alimentos e colchões para as vítimas da enchente.

“Precisamos encontrar uma solução para a remoção destas famílias o mais rápido possível. Sugiro que o Governo possa estudar um subsídio de auxílio aluguel com um valor maior para que elas tenham condições de ficar fora desta área até conseguirem suas casas nos programas habitacionais. É preciso agilidade nesse processo, para evitarmos acidentes e até mortes, pois estamos tratando de vidas humanas”, finalizou o vereador.

O Requerimento foi aprovado por todos os vereadores, e será encaminhado ao Executivo, que tem 15 dias úteis de prazo para responder a propositura.