Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Projetos sobre Segurança são passados a vereadores

Projetos sobre Segurança são passados a vereadores

Ações envolvem monitoramento por câmeras, guarda comunitária e blitz pela cidade

As ações desenvolvidas na cidade pela Polícia Militar e Guarda Municipal para acabar com a violência na cidade e festas de jovens em postos de combustíveis e praças foi o assunto de reunião realizada nesta terça-feira (12 de março) na Câmara Municipal de Hortolândia. Os parlamentares receberam o secretário de Obras, Marcelo Borges, o comandante da Guarda Municipal Márcio Luiz Prado, o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, do Parque Hortolândia, Capitão Eurípedes Mota Furtado, e o comandante da 4ª Cia da PM, do Jardim Amanda, o Capitão Aílton Caetano Oliveira.

Durante a reunião, o secretário e os comandantes explanaram todas as ações que estão sendo feitas pela cidade para conter casos de violência e desordem. Um dos casos mais comentados pelos vereadores nas sessões e na reunião são as festas em postos de combustíveis e praças pela cidade com som alto, consumo excessivo de bebida alcoólica, inclusive por menores, e obstrução de vias públicas.

Segundo o secretário Marcelo Borges, a GM e a PM já desenvolvem desde junho do ano passado um trabalho em conjunto para tentar conter estes encontros de jovens. Mas ainda não conseguem acabar com todos eles, pois os jovens criam outros pontos de encontro quando um deles é fechado pelo policiamento. O comandante Eurípedes comentou sobre a ação feita pela Polícia Militar, Guarda e Polícia Civil no último final de semana onde foram aprendidos dois veículos e 39 carros e motos foram revistados. “Foram sete viaturas da PM, cinco da GM e uma da Polícia Civil. Montamos postos no Posto Apolo [próximo supermercado União], no Posto da Ilha e na Avenida Antonio da Costa Santos, no Jardim Nova América. Tivemos sucesso na ação pois os postos não apresentaram problemas com a juventude”, explicou o comandante.

A necessidade de criação de políticas públicas para os jovens da cidade foi outro um assunto muito citado durante o encontro. Para os vereadores, secretário e comandantes, apenas as ações de  contenção das festas não resolverão o problema, é preciso investir em locais para que os jovens possam se divertir. “Precisamos criar mecanismos primários para acabar de vez com esse problema. Não temos efetivo para acabar com todas as festas, isso só vai acontecer quando tivermos opções para oferecer aos jovens”, comentou o comandante Aílton.

Foi sugerido que um novo encontro fosse marcado para que propostas fossem elaboradas entre o Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. “Precisamos de um dia inteiro para chegarmos a uma solução, pois a Polícia e a Guarda tem feito tudo o que podem com o que elas possuem. Precisamos de políticas públicas”, afirmou o presidente da Câmara, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL).

Foi comentado pelo vereador João Pereira da Silva, o Professor João Pereira (PR), que é preciso haver uma ligação maior entre os vereadores e deputados para que o Governo do Estado também participe desta ação mandando mais Policiais Civis e Militares para Hortolândia.

Ações. O secretário Marcelo Borges ainda falou que estão em andamento projetos para a instalação de vídeo monitoramento na cidade com leitor de placas para analisar carros roubados e furtados. Para que isso funcione será montada uma sala de inteligência na sede da Guarda, onde tanto os guardas como os policiais terão acesso às informações. “É um convênio com a Agemcamp, estamos em finalização para iniciar a licitação. O objetivo é que a Guarda e a Polícia Militar, trabalhando em conjunto, a viatura que estiver mais próxima atenderá o caso”.

Ele também explicou que serão implantadas ainda neste semestre duas bases da Guarda Comunitária na cidade. Uma ficará no bairro Santo André e outra no Rosolém, na Praça Poderosa. O objetivo é que sejam implantadas no total 11 bases no município. “Criaremos um vínculo entre a comunidade e os guardas, para que a população se sinta mais segura e os funcionários conheçam bem a quem estão atendendo”, finalizou.

Estiveram presentes na reunião, além do presidente e do Professor João Pereira, os vereadores Adaílton Sá (PV), Ananias José Barbosa (PSDB), Aparecido Antonio Meira, o Meirinha (PRP), Clemilda Pereira, a Mida (PT), Cleuzer Marques de Lima, o John Lenon (PT), Clodomiro Benedito Gonçalves, o Clodo (PSB), Edivaldo Marcelo Afonso, o Zaca (PSB), Edivaldo Souza Araújo (PSB), Edvan Campos de Albuquerque, o Ceará (PMDB), Gervásio Batista Pozza (PT), Jair Padovani (PSDB), José Nazareno Gomes, o Zezé (PT), Marcelo Ferrari (PRP), Marcos Antonio Panício, o Mercadão (PT), Régis Bueno (PT), e Valdeci de Jesus Oliveira, o Valdeci de Jesus (PRP).