Idosos de Hortolândia não conseguem agendamento no INSS
Moção repudia dificuldade em agendar data para cadastramento para receber benefício
Os munícipes de Hortolândia estão enfrentando problemas para conseguir um agendamento para receber o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC-LOAS) do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Esta dificuldade foi o que levou o vereador Edimilson Marcelo Afonso, o Zaca (PSB), a criar uma Moção de Repúdio ao INSS.
O INSS garante ao cidadão com mais de 65 anos, que não recebe nenhum benefício previdenciário e com renda mensal familiar per capita abaixo de um quarto do salário mínimo, o direito ao BPC. Para conseguir receber o BPC é preciso fazer um agendamento pela central telefônica 135 ou pelo site da previdência (https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br). Só que os munícipes que se encaixam no caso não tem conseguido fazer esse agendamento. Segundo a central telefônica ao pedir o agendamento o munícipe é avisado que o “serviço selecionado não está disponível na Agência da Previdência Social Hortolândia e também no munícipio de Hortolândia”.
A Moção do vereador foi apresentada na sessão desta terça-feira (26 de fevereiro). “A população está com dificuldade, não consegue o agendamento e não tem acesso ao benefício. Também não conseguem nas cidades da região. A única cidade que eles conseguem agendar é em Itatiba, como os idosos de Hortolândia vão para Itatiba para ser atendidos? Não tem cabimento. Por isso criamos a Moção. Também propusemos um Requerimento pedindo que o Poder Executivo Municipal intermedie junto ao Poder Executivo Federal, medidas para solucionar o problema”, comentou o vereador.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia
Redes Sociais