Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Modificação de modelo de Saúde na cidade será votado na Câmara

Modificação de modelo de Saúde na cidade será votado na Câmara

Vereadores apreciam três proposituras, uma delas prevê a modificação do atual sistema de saúde da cidade.

A busca por uma melhora na saúde da população é o tema de uma proposta de emenda feita pelo Poder Executo à Lei Orgânica do Município. Esta será apreciada na sessão ordinária desta terça-feira (13 de novembro) na Câmara Municipal de Hortolândia. A modificação pretende introduzir um projeto visando a promoção da saúde e não apenas manter o foco em curar os doentes.

O Poder Executivo apresentou uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município de n° 01/2012 para fazer algumas alterações no texto permitindo a inclusão do Projeto Viva Mais voltado para a Saúde. O objetivo da modificação é garantir que o projeto seja colocado em prática, modificando o sistema atual de saúde que impera na cidade. Segundo a Administração Municipal o atual é ineficaz, custoso e insustentável, principalmente por ser focado na cura das doenças. O novo modelo que vem sendo debatido entre a Secretaria de Saúde e a comunidade prevê um projeto que vise uma população mais saudável, com novo estilo de vida, através da educação e promoção da saúde, por isso estão sendo feitas as modificações.

Também será apreciado de autoria do Executivo, o Projeto de Lei n° 99, que prevê subvenção para quatro entidades do município, um total de R$ 140,8 mil. Serão beneficiados o Centro Comunitário São Pedro, com R$ 21,84 mil, o IPAEAS (Instituto Paulista Adventista a Educação e Assistência Social – Núcleo de Crianças “Vinde a Mim), com R$ 37,86 mil; a Associação Instituto das Irmãs Missionárias da Imaculada Rainha da Paz “Casa Betânia da Paz”, com R$ 26,64 mil; e o Observatório Permanente de Cidadania, com R$ 54,46 mil.

Já de autoria do Legislativo, será votado o Projeto de Lei n° 92, da vereadora Terezinha Correa Prataviera, que dá denominação de José de Paula Filho para a Rua 15 do Jardim Novo Cambuí.

Paula Vialto