Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Parlamentares aprovam saída de Consórcio e crédito adicional de R$ 5,84 milhões

Parlamentares aprovam saída de Consórcio e crédito adicional de R$ 5,84 milhões

Crédito: Site da Prefeitura de HortolândiaPor não ter eficácia, Hortolândia deixará Consórcio de conservação de vias, depois que propositura foi sancionada pela Prefeitura.

Hortolândia já não fará mais parte do Consórcio Intermunicipal para Conservação e Manutenção de Vias Públicas Municipais. O Projeto de Lei que prevê a exclusão do município do Consórcio foi aprovado na tarde desta terça-feira (04 de setembro) pelos vereadores durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Hortolândia. Outro destaque foi a aprovação em regime de urgência do Projeto de Lei que prevê crédito adicional de mais de R$ 5 milhões para várias pastas. Outras duas proposituras também foram apreciadas e aprovadas, todas de autoria do Poder Executivo.

Hortolândia fazia parte, desde 2002, do Consórcio Intermunicipal para Conservação e Manutenção de Vias Públicas Municipais. O projeto previa uma excelência das vias públicas dos municípios que compunham o Consórcio, mas na prática não foi o que aconteceu. Ele se mostrou ineficaz devido às grandes exigências feitas pelo Tribunal de Contas, impraticáveis diante da simplicidade do projeto. Por isso o Executivo propôs o Projeto de Lei n° 73/2012, que prevê a exclusão de Hortolândia do Consórcio, sendo que das cinco cidades que iniciaram o consórcio, Americana e Santa Bárbara d´Oeste se desligaram. A propositura foi aprovada e agora será encaminhada para a Administração para ser sancionada e colocada em prática, já que, segundo a Prefeitura, seria mais eficaz a assinatura de um convênio para a conservação das vias municipais.

Em regime de urgência foi aprovado o Projeto de Lei n° 83/2012, que prevê crédito adicional de R$ 5,84 milhões para custeio com despesas nas Secretarias de Esporte, Meio Ambiente, Habitação e Serviços Urbanos; pavimentação de estradas; obras do Centro Cultural do Jardim Amanda; obras da pista de skate ; iluminação do Parque Linear e Praças e devolução do convênio do Jardim Santa Fé.

Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei 74/2012, que cria mais uma vaga de estágio na Secretaria de Habitação, através da modificação da Lei 2.337/2009, passando para sete o número total de estagiários na pasta; e o Projeto de Lei 75/2012, que altera a composição do Conselho Municipal Antidrogas, com redução do número de membros.

Paula Vialto