Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Audiência expõe projetos para o Transporte em Hortolândia e na Região

Audiência expõe projetos para o Transporte em Hortolândia e na Região

Audiência, pedida pela vereadora Terezinha, abordou temas de relevância no transporte municipal e também sobre linhas férreas na região.

Questões sobre o transporte de Hortolândia foram esclarecidos durante a audiência pública realizada na tarde desta sexta-feira (15 de junho) na Câmara Municipal de Hortolândia. Os principais assuntos abordados foram sobre o sistema de transporte, linha férrea e valor de passagem. O tema foi explorado principalmente pelo secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Reis, e pelo chefe de gabinete do deputado estadual Gerson Bittencourt (PT), Paulo César Brancher. A audiência foi comandada pela vereadora Terezinha Correa Prataviera (PT), que foi quem convocou o encontro. Também estiveram presentes o presidente da Câmara, José Nazareno Gomes, o Zezé (PT), o vereador Lenivaldo Pauliuki, o Leni (PSDB), a vice-prefeita Jacira Aparecida Santos de Souza, e o chefe do Departamento de Trânsito da Prefeitura, Aparecido Serafim. Já a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a Viação Lira não enviaram representantes para o debate.

O maior destaque da audiência foi a palestra dada pelo secretário de Planejamento Urbano Ronaldo Reis, que explicou sobre a nova licitação do transporte municipal. Um amplo planejamento foi feito para que a empresa vencedora da licitação pudesse atender da melhor maneira possível os usuários do transporte da cidade. “Este governo assumiu com um contrato do transporte de 15 anos pronto, que venceu agora. E para atender melhor a população nós esticamos as cinco linhas originais, o que ocasionava trajetos muito longos pela cidade”, explicou.

Para solucionar esse problema foi criado um Plano de Transporte e que será implantado com a nova empresa que assumirá este ano, a Viação Lira Ltda. Anteriormente haviam 13 linhas municipais, a nova empresa passará a oferecer 16 linhas, com 50 carros, o que anteriormente eram oferecidos 29. “Várias melhorias serão implantadas, vamos modificar algumas linhas em etapas para não coincidir tanto com as linhas metropolitanas. Já foram feitas modificações antes mesmo da Lira assumir. Vamos tirar algumas linhas e implantar linhas novas”, comentou Ronaldo.

Dos ônibus metropolitanos da EMTU serão adicionadas mais duas linhas, passando para um total de 20. Quando todo o projeto estiver finalizado a cidade terá 132 ônibus rodando na cidade, entre urbanos e metropolitanos.

As novas linhas urbanas criadas serão com trajeto Jardim Amanda/Centro, Taquara Branca/ Centro, Jardim Adelaide/Centro, Parque do Horto/Terminal Metropolitano e Terminal Metropolitano/Rua Cuba. O projeto ainda prevê a médio prazo instalação de duas novas estações de transferência, uma próximo a Delegacia do Pinheiros e outra na Rua Cuba. “Teremos muitas mudanças, melhorias para a população. Também teremos 20 ônibus adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, e veículos com idade média de 8 anos”, frisou.

Obras. O secretário também comentou sobre alguns casos que tem dado discussão na cidade, como a cancela da linha do trem no Vila Real, o Corredor Metropolitano, e a Avenida Emancipação. Sobre a cancela ele informou que existe um projeto para construção de um viaduto pelo Governo do Estado e que a Prefeitura aguarda desde 2009, mas nada foi feito. Por isso foi criado um projeto pela Prefeitura e protocolado no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). “Vamos tentar verbas federais para resolver esse problema”.

Sobre a Avenida Emancipação, as obras estão sendo finalizadas, mas ainda não houve nenhuma manifestação da Artesp para a construção do viaduto que ligaria a Rodovia SP-101 à avenida, terminando com os longos congestionamentos na entrada da cidade. Segundo o secretário a negociação já dura mais de um ano, mas nada ainda foi resolvido. “Vamos tentar ajustar o local para melhorar até o viaduto ser construído”. Já o Corredor Metropolitano existe uma previsão de obras para 2013, mas o secretário informou que todas as desapropriações já foram realizadas e a Prefeitura espera pela obra desde 2009.

Falta. A vereadora Terezinha comentou sobre o evento e falou da importância deste encontro e da falta que fizeram os representantes da EMTU e da Viação Lira. “O evento ficou prejudicado pelo não comparecimento dos representantes das empresas, seriam eles que iriam esclarecer melhor para a população tudo o que acontece no transporte da cidade. Mas tivemos uma boa participação popular, mesmo em pequeno número. Podíamos ter tido mais pessoas para dar mais peso à causa que estamos defendendo. Mas valeu a pena, foi muito instrutivo”, falou.

Trem. Outro assunto importante abordado durante o encontro foi o Projeto de Lei n°295/2012 do deputado estadual Gerson Bittencourt (PT), que prevê a extensão de uma linha de trem que liga São Paulo a Jundiaí até Campinas, passando por Louveira, Vinhedo e Valinhos. O Projeto ainda prevê modernização do sistema de transporte sobre trilhos, que hoje está muito ultrapassado. O assunto foi explanado pelo chefe de gabinete do deputado, Paulo César Brancher. “São 25 milhões de pessoas que vivem entre a Região Metropolitana de São Paulo, a Região de Campinas e o Aglomerado Urbano de Jundiaí, e queremos que elas usem o transporte ferroviário. Também pensamos mais para frente queremos a integração do trem com ônibus, entre outras melhorias para essa massa que vive nesta região”, comentou ele.

PaulaVialto

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia