Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Legislativo participa de inauguração de Usina de Reciclagem de Entulho

Legislativo participa de inauguração de Usina de Reciclagem de Entulho

Usina vai processar restos de construção e terá uma produção de 320 toneladas de material por dia.

Os vereadores da Câmara Municipal de Hortolândia participaram na manhã de quarta-feira (30 de Maio) da inauguração da URE Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulho). O evento ocorreu na Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, no Parque Peron, onde a usina funciona. Estiveram presentes o presidente da Câmara, José Nazareno Gomes, o Zezé (PT), e os vereadores Clodomiro Benedito Gonçalves, o Clodo (PSB), Gervásio Batista Pozza (PT), José Geraldo da Silva, o Zé Geraldo (PT), Renata Cristina Belufe Moreno Lippaus, a Renata Belufe (PT), Terezinha Correa Prataviera (PT), e Valdecir Alves Pereira, o Nego (PPL).

O evento foi realizado para inaugurar o local que garantirá destino correto ao lixo da construção civil. A usina processará restos de demolição, como fragmentos de alvenaria, cerâmica, concreto, lajes e pisos, além de argamassa, cal e cimento, e receberá o descarte de componentes de concreto ou cerâmica, como telhas, tijolos, blocos, entre outros. Os materiais serão transformados em areia, pedriscos, pedras e bica corrida (brita mais rústica) que poderão ser utilizados novamente nas obras. “O trabalho realizado com essa usina será de grande importância para a região, estamos pensando no meio ambiente e no bem estar da população que sofria com o descarte irregular em áreas de proteção e terrenos baldios. E o melhor de tudo é que quem comprar os produtos produzidos leva a vantagem de pagar 40% a menos do que os produtos originais”, explicou o presidente da Câmara, o vereador Zezé.

Foram investidos R$ 3 milhões na URE que possui uma estrutura modelo no Estado de São Paulo, com centro de recepção, triagem, processamento e transbordo. A capacidade de produção é de 320 toneladas de material por dia.

A usina receberá resíduos de Hortolândia, Sumaré, Americana, Nova Odessa, Santa Barba d´Oeste, Monte Mor, Capivari e Elias Fausto que compõe o Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos. E para que a utilização seja feita será preciso firmar convênio com o Inac (Instituto Nova Àgora de Cidadania), responsável pela administração do local.

Paula Vialto