Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Acessibilidade

Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Legislativo participa de inauguração de Usina de Reciclagem de Entulho
Início do conteúdo da página

Legislativo participa de inauguração de Usina de Reciclagem de Entulho

Usina vai processar restos de construção e terá uma produção de 320 toneladas de material por dia.


Os vereadores da Câmara Municipal de Hortolândia participaram na manhã de quarta-feira (30 de Maio) da inauguração da URE Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulho). O evento ocorreu na Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, no Parque Peron, onde a usina funciona. Estiveram presentes o presidente da Câmara, José Nazareno Gomes, o Zezé (PT), e os vereadores Clodomiro Benedito Gonçalves, o Clodo (PSB), Gervásio Batista Pozza (PT), José Geraldo da Silva, o Zé Geraldo (PT), Renata Cristina Belufe Moreno Lippaus, a Renata Belufe (PT), Terezinha Correa Prataviera (PT), e Valdecir Alves Pereira, o Nego (PPL).

O evento foi realizado para inaugurar o local que garantirá destino correto ao lixo da construção civil. A usina processará restos de demolição, como fragmentos de alvenaria, cerâmica, concreto, lajes e pisos, além de argamassa, cal e cimento, e receberá o descarte de componentes de concreto ou cerâmica, como telhas, tijolos, blocos, entre outros. Os materiais serão transformados em areia, pedriscos, pedras e bica corrida (brita mais rústica) que poderão ser utilizados novamente nas obras. “O trabalho realizado com essa usina será de grande importância para a região, estamos pensando no meio ambiente e no bem estar da população que sofria com o descarte irregular em áreas de proteção e terrenos baldios. E o melhor de tudo é que quem comprar os produtos produzidos leva a vantagem de pagar 40% a menos do que os produtos originais”, explicou o presidente da Câmara, o vereador Zezé.

Foram investidos R$ 3 milhões na URE que possui uma estrutura modelo no Estado de São Paulo, com centro de recepção, triagem, processamento e transbordo. A capacidade de produção é de 320 toneladas de material por dia.

A usina receberá resíduos de Hortolândia, Sumaré, Americana, Nova Odessa, Santa Barba d´Oeste, Monte Mor, Capivari e Elias Fausto que compõe o Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos. E para que a utilização seja feita será preciso firmar convênio com o Inac (Instituto Nova Àgora de Cidadania), responsável pela administração do local.

Paula Vialto

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia

Fim do conteúdo da página