Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Grevistas da CAF pedem apoio da Câmara para evitar demissões

Grevistas da CAF pedem apoio da Câmara para evitar demissões

Presidente recebeu sindicalista e grevistas para conversar sobre situação dos funcionários da empresa, que pretende demitir 350 funcionários.

Os grevistas da empresa CAF estiveram na tarde desta terça-feira (29 de Maio) reunidos com o presidente da Câmara Municipal de Hortolândia, José Nazareno Gomes, o Zezé (PT), para pedir o apoio do Poder Legislativo para tentar evitar as 350 demissões que estão sendo anunciadas pela empresa. O presidente se mostrou solidário com a causa e tentará intermediar uma solução com a empresa e a Prefeitura. Os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região também utilizaram a tribuna para expor os problemas enfrentados.

Uma comissão de funcionários e um representante do Sindicado conversaram com o presidente e expuseram o problema da demissão em massa dos funcionários da produção da CAF. Segundo eles são 510 funcionários na fábrica e 350 serão demitidos. A empresa alega que não há novos contratos por isso não há como pagar os funcionários, o que ocasionaria as demissões. Os trabalhadores alegam que existem novos contratos feitos pela empresa, entre eles o do VLT de Cuibá e o metro do Recife. “Essas demissões seriam uma maneira da empresa contratar novos funcionários com salários bem mais baixos aos pagos hoje, que estão na média de R$ 2,3 mil. Já tentamos negociar, mas a empresa não recua de jeito nenhum, e os funcionários estão parados desde o dia 27 de abril”, informou o diretor do Sindicado, Toninho Ceará.

Segundo os representantes dos grevistas 95% da fábrica está parada e a ajuda pedida aos vereadores seria para a criação de Moções de apoio aos trabalhadores, de apelo a empresa, e ao Banco Bradesco. “Os funcionários não devem receber devido à greve e ainda foram cortados todos os benefícios pelo banco aos grevistas”, explicou o diretor.

Também foi pedido que a Câmara intervisse com a Prefeitura para saber sobre os incentivos dados à empresa. “Sabemos que a CAF recebeu incentivos para vir para a cidade e os grevistas querem que façamos uma intervenção para saber o porque o dinheiro que deveria ser pago à Prefeitura não pode ajudar a evitar essas demissões. Vamos apresentar as Moções na sessão da semana que vem e buscar respostas”, falou o presidente.

“A empresa teve vários benefícios mas não está dando sua contrapartida. Se comprometeu a gerar mil empregos, mas está mandando 350 funcionários embora. Estamos buscando a ajuda do Poder Legislativo, para ver como resolveremos isso da melhor maneira”, comentou o cipeiro e montador mecânico da CAF, Ronaldo Dutra.

Tribuna. Durante a sessão ordinária de ontem os sindicalistas também expuseram o problema aos demais vereadores que se mostraram solidários com a causa. Falaram aos vereadores Toninho Ceará e o também diretor do Sindicato, José Everaldo Batista de Freitas.

Paula Vialto